Descarbonização

O ambicioso plano de Nova Iorque para eletrificar a sua ‘frota municipal’

A descarbonização assume-se hoje como um pressuposto transversal a vários países e municípios. São, por isso, cada vez mais os organismos governamentais e empresas a apostar em estratégias de transição que, em grande medida, passam por alterar a composição das suas frotas, assumindo que o transporte rodoviário é um dos mais ‘pesados’ em termos de pegada ambiental.

Neste sentido, nos Estados Unidos foi aprovado, ainda em 2021, um extensivo pacote que permite aos organismos públicos iniciarem processos de transição para veículos eletrificados, permitindo poupanças ambientais muito relevantes numa tentativa de tornar também ‘mais verdes’ as grandes metrópoles.

Nova Iorque é um dos estados que mais tem apostado neste vetor, sendo que recentemente o governo local anunciou um robusto investimento em termos do que é a sua frota de veículos. A par disto, e para permitir uma transição sustentável, os responsáveis locais querem também apostar numa rede de carregamentos que facilite a vida a cidadãos, mas também aos próprios trabalhadores da cidade.

Assim, segundo uma notícia publicada pela Smart Cities Dive, a cidade de Nova York lançou um ambicioso plano de substituir cerca de 925 veículos movidos a gasolina por veículos elétricos, recorrendo, para esta mudança a 10,1 milhões de dólares que irá ‘absorver’  em financiamento federal através do Programa de Melhoria de Congestão, Mitigação e Qualidade do Ar do Departamento de Transporte dos EUA.

O investimento em infraestrutura de carregamento será igualmente substancial. Atualmente com 1360 pontos de carregamento, 20 carregadores rápidos e 106 garagens solares independentes, a cidade quer instalar ao longo dos próximos meses 315 novos carregadores, permitindo reforçar a oferta para toda a comunidade da cidade.

“Já estamos adiantados na transição dos veículos urbanos para longe dos combustíveis fósseis, e este novo investimento irá  permitir-nos retirar quase 1.000 veículos movidos a combustíveis fósseis das nossas estradas, ajudando-nos a reduzir as emissões de carbono, a tornar nosso ar mais limpo e economizar combustível e reduzir custos”, disse o prefeito de Nova York, Eric Adams, no início de janeiro, aquando do anúncio deste investimento.

“Quando os nova-iorquinos virem carros, camiões e carrinhas com o logotipo ‘NYC’ na lateral, eles podem ter certeza de que esses veículos estarão a contribuir para uma cidade mais verde”, disse Adams na mesma ocasião.

“Através deste financiamento do Departamento de Transportes dos EUA, estamos preparados para fazer uma transição significativa para nossa frota leve e média. Este é um próximo passo crítico para nossa agência, pois lideramos a transição nas operações de frota do governo”, disse Dawn Pinnock.

A cidade tinha como objetivo atingir uma frota eletrificada de 4000 veículos até 2025, tendo completado essa transição em setembro do ano passado, três anos antes do previsto.

A frota elétrica da cidade inclui atualmente uma ampla gama de veículos. Estes são geralmente ativos em departamentos das forças de segurança e incluem 200 Ford Mustang Mach Es e 850 GM Bolts.

A nova frota de veículos deverá incluir: 

  • 382 Chevrolet Bolts
  • 360 carrinhas Ford E-Transit
  • 150 carrinhas pick-up Ford F-150 E-Lightning
  • 25 varredores de rua híbridos plug-in para o Departamento de Saneamento de Nova York

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