APLOG

I.LOG: Melhor desempenho da economia reflete-se no volume de negócios dos serviços de transporte e armazenagem

Portos nacionais batem recorde de movimentação de mercadorias

A Associação Portuguesa de Logística (APLOG) apresentou esta semana os resultados do I.LOG (Indicador da Atividade Logística) referentes ao quarto trimestre de 2013 e revela que os indícios de melhor desempenho na economia estão-se a refletir no aumento do volume de negócios no comércio a retalho e nos serviços de transporte e armazenagem.

Este indicador tem como objetivo refletir a situação corrente do negócio de logística e transportes, assim como as perspetivas para o próximo ano e é calculado com base nas respostas de um painel de empresas do setor a um questionário com periodicidade trimestral.

As empresas inquiridas referem ter verificado uma melhoria na sua tendência de negócio no quarto trimestre de 2013, bem como um aumento de novos serviços internos e transfronteiriços, contrariando a situação global de vendas, que caiu face ao último trimestre.

Relativamente às expectativas, os prestadores de serviços logísticos prevêem melhorias na sua tendência de negócio, prevendo o aumento no quadro de pessoal, em contraciclo com a tendência registada no trimestre anterior.

De acordo com o estudo, nas empresas de produção e de distribuição, por sua vez, mantêm-se a tendência de aumento dos indicadores de clima, de situação e de expectativas económicos, desde o final de 2012.

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever