Tecnologia

Metro de Lisboa e Visa introduzem contactless nos validadores das estações

O Metropolitano de Lisboa, em parceria com a Visa, Indra, Cybersource, Littlepay e Unicre, passou a disponibilizar pagamentos contactless nos canais de validação de todas as estações, num projeto que pretende mudar a vida de quem utiliza o Metro na capital.

A nova tecnologia introduzida no Metropolitano de Lisboa possibilita a passagem passageiros mediante a apresentação de um cartão bancário, de débito, crédito, ou dispositivo de pagamento, smartphone ou smartwatch, – contactless – não sendo necessário o típico carregamento prévio com um bilhete de transporte.

“Trata-se de uma modalidade de pagamentos de títulos que não envolve transações em numerário, nem perda de tempo para adquirir o bilhete ou carregar o cartão Viva Viagem. Com esta nova funcionalidade o Metropolitano de Lisboa está a contribuir para a melhoria da mobilidade na Área Metropolitana de Lisboa e para a descarbonização e sustentabilidade ambiental, pois ao realizar o pagamento de forma totalmente eletrónica consegue-se, também, reduzir substancialmente a utilização de papel. O Metropolitano de Lisboa é o único operador da cidade em que esta nova tecnologia se encontra implementada em toda a rede e passa a posicionar-se como um dos operadores mais avançados à escala global em termos de serviço público oferecido”, salienta o Presidente do Conselho de Administração do Metropolitano de Lisboa, Vitor Domingues dos Santos.

Gonçalo Santos Lopes, Country Manager da Visa Portugal, afirma que “Com o lançamento do pagamento direto e contactless nos canais de acesso à linha, o Metro de Lisboa inaugura uma nova forma de usufruir deste transporte, mais simples, mais fácil, mais segura e mais conveniente, tanto para aqueles que trabalham e vivem na cidade, como para as pessoas que a visitam. Os pagamentos eletrónicos tornam os transportes públicos mais eficientes e atrativos, mas também contribuem para uma cidade mais amiga do ambiente. O responsável da Visa em Portugal refere o papel fundamental da Cybersource, “uma solução Visa, que tem sido fundamental para dar vida a este projeto. Muito teve que acontecer nos bastidores para que fosse possível implementar no Metro de Lisboa uma tecnologia que permita pagamentos contactless em toda a sua rede”.

Com este projeto, Lisboa junta-se às mais de 100 áreas urbanas em toda a Europa que, graças à colaboração da Visa com autoridades locais e regionais, têm atualmente pagamentos digitais nos transportes públicos.

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever