Mobilidade

Powerdot e Jerónimo Martins vão criar 600 estações de carregamento para carros elétricos na Polónia

Powerdot e Jerónimo Martins vão criar 600 estações de carregamento para carros elétricos na Polónia

A Powerdot, operadora portuguesa de pontos de carregamento, juntou-se à Jerónimo Martins, para equipar 600 parques de estacionamento das lojas Biedronka, cadeia de supermercados do grupo na Polónia, com carregadores rápidos para carros elétricos e híbridos, até ao final de 2024.

As duas empresas esperam que as primeiras estações sejam inauguradas já nas próximas semanas, em Varsóvia, com um total de 150 dispositivos a serem ativados para uso público ainda este ano, e os restantes 450 a serem implementados, por todo o país, ao longo de 2024.

O projeto resultará na triplicação – em apenas alguns meses -, da atual infraestrutura existente de carregamento rápido para carros elétricos no país.

Cada equipamento disponível nas lojas Biedronka selecionadas terá uma potência de 120 kW, possibilitando um carregamento de um carro elétrico médio em cerca de 20-30 minutos. Após ser carregado no dispositivo DC específico, o carro está pronto para percorrer, em média, cerca de 200 km.

No âmbito deste programa, todas as cargas implementadas pela Powerdot serão equipadas em três tipos de conectores: CCS, ChaDemo e Type 2.

‘É com grande entusiasmo que anunciamos este projeto que junta duas empresas com raízes portuguesas e vai tornar disponível a rede de carregamento na Polónia junto de todos os que estão a apostar na mobilidade sustentável. Na Powerdot levamos a sério o conceito de destination charging, sendo que este é mais uma implementação de grandes dimensões que vai trazer comodidade aos utilizadores de VE no país, e que poderão facilmente carregar os seus carros enquanto fazem outras tarefas diárias,” explica o CEO da Powerdot, Luís Santiago Pinto.

Por sua vez, o General Manager da Powerdot na Polónia e CEE, Grigoriy Grigoriev, nota que “o objetivo deste programa de investimento sem precedentes é disponibilizar uma rede de carregamento na Polónia para todos os que a procuram, especialmente para os residentes de pequenas e grandes cidades”.

Com cerca de 3500 lojas em toda a Polónia, a Biedronka pertence ao grupo português Jerónimo Martins e é o retalhista líder no país.

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever

Download SU

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever