Mobilidade

Projeto AVIS para otimizar a navegação de embarcações autónomas já arrancou

Projeto AVIS para otimizar a navegação de embarcações autónomas já arrancou iStock

Arrancou oficialmente, no passado dia 30 de janeiro, o projeto AVIS da Comissão Europeia (CE), liderado pela multinacional tecnológica GMV.

O projeto pretende melhorar a navegação de embarcações autónomas em vias navegáveis do interior da Europa, utilizando para esse fim, sistemas espaciais da União Europeia (UE), tais como os sistemas europeus de navegação por satélite (E-GNSS) e Copernicus, de acordo com o comunicado enviado às redações.

Para além de melhorar a navegação em vias internas europeias, o projeto tem também como propósito ajudar a criar aplicações para embarcações autónomas, assim como contribuir para o objetivo da UE de transformar os sistemas de transporte mais sustentáveis e menos poluentes, acrescenta o comunicado.

“O transporte pelas vias navegáveis interiores da Europa está em pleno processo de mudança como resultado das novas tecnologias emergentes, que permitem torná-lo cada vez mais seguro, digitalizado e sustentável. Embora não exista atualmente tráfego de embarcações autónomas nas vias navegáveis interiores, o setor já se está a preparar para o incorporar num futuro próximo e, para isso, está a explorar as dificuldades que poderiam surgir em diferentes cenários”, refere a empresa.

E acrescenta: “neste sentido, a solução proposta no projeto AVIS permitirá realizar prognósticos mais precisos e fiáveis e melhorar o posicionamento das embarcações com o objetivo de otimizar as rotas percorridas e de as tornar mais seguras”.

O projeto pretende ainda:

– Alcançar a definição de requisitos para embarcações autónomas e a sua operação nas vias navegáveis interiores da Europa;

– Desenvolvimento de um protótipo do equipamento a bordo;

– A prova de conceito da solução AVIS mediante a realização de diversos ensaios piloto em vias navegáveis interiores europeias, que demonstrem a sua viabilidade e valor acrescentado;

– A elaboração de uma nova norma que estabeleça os requisitos mínimos para garantir uma navegação segura como contribuição para o trabalho do Comité para a elaboração de normas de navegação interior da UE (CESNI) e outros organismos de normalização relevantes e, por último, a participação em tarefas de disseminação orientadas a dar a conhecer os resultados obtidos.

“As atividades que se irão realizar no âmbito do projeto AVIS são tremendamente ambiciosas no que se refere à complexidade técnica, âmbito, prazo e esforço. A solução proposta no projeto AVIS baseia-se em conceitos muito inovadores, tanto no que se refere ao uso dos sistemas espaciais da UE, que pretende explorar as sinergias entre E-GNSS e Copernicus, como do ponto de vista das operações em vias navegáveis interiores e a navegação segura”, destaca Marta Cueto, gestora de projetos da GMV.

 Aposta na redução dos níveis de emissão de CO2

É esperado que a iniciativa AVIS, que terá uma duração de 37 meses, contribua para os objetivos do projeto NAIADES da UE, cujo objetivo passa por proporcionar inteligência multidimensional ao setor hídrico mediante tecnologias de inteligência artificial (IA), de forma a obter serviços de gestão da água de qualidade.

Assim, a Europa procura transformar a sociedade, o transporte e a indústria, com o propósito de avançar no seu objetivo a médio e longo prazo de zero emissões de CO2, uma vez que o transporte é um dos principais contribuintes para essas emissões.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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