Descarbonização

RefuelEU: Eis as novas regras para os combustíveis nos aeroportos europeus

No passado dia 14 de setembro foram aprovadas novas regras para os combustíveis no setor da aviação, no âmbito do projeto RefuelEU, que faz parte do pacote objetivo 55. Segundo o nota de imprensa enviada às redações, nas medidas mais imediatas está previsto que 2% do combustível para aviação deva ser sustentável a partir de 2025, com a meta de 70% estabelecida para 2050.

Até à meta estabelecida para 2050, o valor estabelecido para 2025 deverá subir em termos de percentagem de cinco em cinco anos. Na prática, os combustíveis nos aeroportos europeus deverão atender à necessidade de serem sustentáveis em 6 % em 2030, 20 % em 2035, 34 % em 2040, 42 % em 2045 e 70 % em 2050.

Para lá destas metas, foi estabelecida também uma percentagem específica do mix energético da aviação – 1,2 % em 2030, 2 % em 2032, 5 % em 2035 e atingindo progressivamente 35 % em 2050, devendo ser incluídos combustíveis sintéticos, como o e-querosene.

Além destas alterações, também a nível da determinação de combustíveis ecológicos se sentiram alterações. De acordo com as novas indicações, a expressão “combustíveis de aviação sustentáveis” vai abranger os combustíveis sintéticos, determinados biocombustíveis produzidos a partir de resíduos agrícolas ou florestais, algas, biorresíduos, óleos alimentares usados ou certas gorduras animais. Os combustíveis reciclados para aviação produzidos a partir de gases de tratamento de resíduos e de resíduos de plástico também são considerados ‘verdes’.

Por fim, foi também aprovada a promoção de um novo sistema de rotulagem que, no fundo, tem o intuito de promover a descarbonização no setor da aviação e melhor informar o público. Assim, os voos passarão a ter um rótulo que determinará de forma fácil o desempenho ambiental dos voos.

“As companhias aéreas poderão anunciar os seus voos com um rótulo que indique a pegada de carbono prevista por passageiro e a eficiência esperada em termos de emissões de CO2 por quilómetro. Isto permitirá aos passageiros comparar o desempenho ambiental dos voos operados por diferentes companhias na mesma rota”, explica-se em comunicado.

As novas regras relativas aos combustíveis de aviação sustentáveis foram adotadas por 518 votos a favor, 97 votos contra e 8 abstenções.

Uma vez aprovadas pelo Conselho, estas regras serão aplicáveis a partir de 1 de janeiro de 2024 e algumas disposições a partir de 1 de janeiro de 2025.

 

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