“O porto de Aveiro será em 2015 um dos mais dinâmicos e competitivos portos da faixa Atlântica da Península Ibérica no transporte de curta e média distância, e possuirá um amplo polo de desenvolvimento logístico e industrial”, referiu ao Diário Económico Luís Cacho, presidente do conselho de administração do porto de Aveiro.
Para Luís Cacho esta é uma obra fundamental para o desenvolvimento sustentado do porto, uma vez que lhe conferirá capacidade para responder ao aumento da dimensão média dos navios que operam no mercado. No final do investimento, em dezembro de 2013, o porto passará a poder ser escalado por navios até nove metros de calado e 200 metros de comprimento.
A visão estratégica para 2015 “mantém-se atualmente válida, dada a manutenção das suas vantagens competitivas comparativamente com outros portos da faixa Atlântica”, sublinha Luís Cacho, que justifica esta situação devido à “elevada capacidade de acostagem do porto, com ligações inland (rodoviárias e ferroviárias) excelentes e uma localização estratégica para podermos servir com eficiência o mercado de Castela e Leão e sermos uma porta de entrada competitiva para a Europa”.