A empresa de handling Portway, do Grupo VINCI, a energética PRIO e a Beyond Fuels assinaram um protocolo para a utilização de biocombustíveis nas viaturas pesadas de transporte de passageiros e dos GPUs (Ground Power Unit) no Aeroporto Francisco Sá Carneiro. As estimativas apontam para uma redução das emissões de CO2 em 1 000 toneladas, nos próximos dois anos.
O projeto tem previsão de arranque em 2024, com uma duração inicial de dois anos. Neste período serão consumidos mais de 400 000 litros de biocombustível, feito a partir de a partir de matérias-primas residuais.
“A PRIO está empenhada em oferecer soluções inovadoras e sustentáveis para a mobilidade, contribuindo para um mundo mais limpo e ecológico. Os setores onde a Portway e a PRIO atuam são essenciais no contributo para este desafio que é de todos”, destaca Carlos Baptista, diretor comercial da PRIO Green Fuels e Ecowaste.
A gestão e implementação desta iniciativa fica a cargo da Beyond Fuels, empresa especializada em projetos de economia circular e descarbonização de frotas.
“Neste projeto com a Portway, optámos pela implementação da solução ZERO Diesel B100 da PRIO pela sua capacidade de redução de até 84% das emissões de CO2 e compatibilidade com a frota/equipamentos existentes”, refere Rui Santos, CEO da Beyond Fuels.