A AutoFlight, start-up dedicada ao desenvolvimento de veículos aéreos elétricos, realizou o primeiro voo de demonstração intermunicipal de táxis aéreos elétricos do mundo entre as cidades de Shenzhen e Zhuhai, no sul da China, anunciou a empresa em comunicado.
A aeronave Prosperity eVTOL, com descolagem e pouso elétrico vertical, de cinco lugares, completou autonomamente uma rota de 50 km entre Shenzhen e Zhuhai, sobrevoando o Rio das Pérolas. O voo demorou 20 minutos, uma viagem que exigiria três horas de carro.
“Este voo é um marco significativo no desenvolvimento e no caminho para a certificação desta nova e excitante forma de mobilidade”, afirmou a empresa em comunicado.
A rota entre Shenzhen e Zhuhai faz parte do futuro cenário de tráfego aéreo planeado pelo governo regional chinês, à medida que alinha a sua estratégia para a abertura de milhares de vertiportos e centenas de rotas aéreas eVTOL.
Os cenários de viagem vão incluir transporte de passageiros, turismo, logística e serviços de emergência. Segundo a empresa, num curto espaço de tempo, conta atingir os 300 mil voos de carga nesta região por ano.
“Estamos entusiasmados com a demonstração das capacidades de ponta do AutoFlight no seu primeiro voo de demonstração eVTOL do mundo. Trabalhando em estreita colaboração com as autoridades locais e parceiros aqui e em outras jurisdições ao redor do mundo, continuaremos a impulsionar esta revolução para trazer opções de voo eVTOL seguras, eficientes, sustentáveis e acessíveis para todas as cidades do mundo”, referiu Tian Yu, fundador e CEO da AutoFlight.
O voo de demonstração ocorreu numa das áreas mais habitadas do mundo, onde vivem cerca de 86 milhões de pessoas, e num espaço aéreo que faz fronteira com vários aeroportos internacionais, incluindo Hong Kong, Shenzhen e Macau, refere a empresa.
Táxis aéreos no Dubai e…em Oeiras. Mobilidade aérea ganha tração