Desperdício Alimentar

Lisboa Zero: a nova plataforma digital de combate ao desperdício

Na sequência do Dia Internacional de Consciencialização sobre Perda e Desperdício de Alimentos, celebrado no dia 29 de setembro, foi lançada a plataforma digital LISBOA ZERO, uma aplicação colaborativa promovida pela Comissão Europeia através do programa FORCE – Cities Cooperating for Circular Economy.

A cidade de Lisboa foi escolhida para o lançamento, mas o objetivo é replicar a plataforma mundialmente.

A plataforma é a primeira integrada para gestão global dos excedentes da produção de alimentos em toda a linha de produção, distribuição e consumo.

O objetivo é que seja possível fazer com que as empresas possam combater a escassez de alimentos através da doação e distribuição de excedentes a instituições de solidariedade social, entre outros. A app visa assim contribuir para a redução de resíduos orgânicos na fonte, procurando uma solução eficiente, na qual seja possível canalizar os produtos alimentares produzidos e próximos do final do seu ciclo de vida para novos canais e novas plataformas de consumo.

O ponto de partida para a criação da app – desenvolvida pela agência de design, inovação e transformação digital portuguesa ADDAPTERS.COM – foi o modelo Zero Desperdício, da DARIacordar – Associação para a Recuperação do Desperdício.

“O grande desafio foi partir de um modelo operacional que hoje já é um sucesso em todo o país, com mais de 10 milhões de refeições doadas – o Zero Desperdício da DARIacordar. Este é um movimento que acompanhamos desde o primeiro minuto de lançamento, mas que era ainda muito manual e teríamos que transformá-lo digitalmente, tornando-o mais simples e mais escalável para as diversas cidades e realidades, nacionais e internacionais”, refere Valdemar Pires, CMO e fundador da ADDAPTERS.COM.

A nova plataforma conta ainda, para além da DARiacordar, com a parceria da Câmara Municipal de Lisboa, Valor Sul, Quercus. Na fase piloto de lançamento, a plataforma contou com a participação da Auchan, Pingo Doce, Ritz Four Seasons Lisboa e o restaurante A Valenciana, entidades que colaboram já na rede Zero Desperdício.