Em termos de oferta de serviços de logística, a oferta do mercado brasileiro é em média mais baixa que a portuguesa, refere o responsável. “Enquanto o Brasil ainda está a desenvolver o desenho da sua rede logística, Portugal está na fase, mais adiantada, de otimização dos processos de suply chain. Ou seja, as empresas de logística portuguesas têm know-how para levar para o Brasil e trabalhar com as empresas brasileiras”.
O especialista indicou que existem algumas dificuldades que o mercado brasileiro apresenta, tais como as taxas alfandegárias, a fiscalidade portuária e a dimensão do país, “no que respeita à dimensão, o Brasil é para nós um continente, a oportunidade é grande mas pode matar se for mal feita”.
O especialista fez ainda referência à possibilidade de haver uma maior importação de produtos do Brasil tendo Portugal um papel de entreposto para o resto da Europa, Alcibides Guedes sublinhou que é uma boa ideia mas enquanto se ficar a aguardar que as linhas ferroviárias cheguem aos Pirenéus “muitos anos vão passar, e por isso há que agir e repensar melhor a estratégia”.