14º Congresso da Logística

14º Congresso APLOG: O Brasil é uma oportunidade, mais há muito trabalho a fazer

14º Congresso APLOG: O Brasil é uma oportunidade

“O Brasil é um mercado de grandes oportunidades e grandes desafios para as empresas portuguesas de logística uma vez que ao nível de operações logísticas, as empresas brasileiras estão uns anos atrás das portuguesas, contudo há ainda muito trabalho a desenvolver para que sejam bem sucedidas”, a declaração foi feita durante a tarde do último dia do 14º Congresso APLOG por Alcibides Paulo Guedes, da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

Em termos de oferta de serviços de logística, a oferta do mercado brasileiro é em média mais baixa que a portuguesa, refere o responsável. “Enquanto o Brasil ainda está a desenvolver o desenho da sua rede logística, Portugal está na fase, mais adiantada, de otimização dos processos de suply chain. Ou seja, as empresas de logística portuguesas têm know-how para levar para o Brasil e trabalhar com as empresas brasileiras”.

 

O especialista indicou que existem algumas dificuldades que o mercado brasileiro apresenta, tais como as taxas alfandegárias, a fiscalidade portuária e a dimensão do país,  “no que respeita à dimensão, o Brasil é para nós um continente, a oportunidade é grande mas pode matar se for mal feita”.

 

O especialista fez ainda referência à possibilidade de haver uma maior importação de produtos do Brasil tendo Portugal um papel de entreposto para o resto da Europa, Alcibides Guedes sublinhou que é uma boa ideia mas enquanto se ficar a aguardar que as linhas ferroviárias cheguem aos Pirenéus “muitos anos vão passar, e por isso há que agir e repensar melhor a estratégia”.

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever