Economia

2016 deverá ser ano recorde para as exportações nacionais

exportações - Logística & Transportes Hoje

Quem o diz é o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva: o ano de 2016 poderá muito bem ter sido um ano recorde para as exportações portuguesas, que deverão ter crescido três pontos percentuais, de acordo com as previsões.

As declarações foram proferidas no âmbito de uma audição nas comissões parlamentares de Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas e de Orçamento, Finanças e Modernização Administrativa, em que o ministro defendeu também a necessidade de diversificar os mercados internacionais das exportações portuguesas.

“As exportações portuguesas terão mais uma vez em 2016 o melhor resultado de sempre”, referiu Augusto Santos Silva. De acordo com o ministro, as transações com outros países europeus “continuam a crescer consolidadamente”, apontado para um crescimento de 5% em termos nominais.

Sobre o Brasil e Angola, mercados nos quais se têm verificado quebras nas exportações portuguesas, o ministro dos Negócios Estrangeiros defendeu que “é essencial manter a nossa presença nesses mercados quando eles estão em circunstâncias difíceis e fazer ver que não somos mercenários da relação económica, estando presentes quando os mercados estão bem e abandonando-os logo à mínima dificuldade.”

De resto, referiu que é preciso “reforçar os mercados” para onde as empresas portuguesas já exportam.

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever