Adicionears representa 5% da atividade da Adicional Logistics

Adicionears representa 5% da atividade da Adicional Logistics

Criada há três anos a Rede Adicionears representa hoje 5% da atividade da Adicional Logistics e dentro da distribuição domiciliária tem um peso de 8%. “Esta rede permite-nos ter uma proposta de valor competitiva em relação aos correios e ser concorrenciais com o maior player do mercado”, explica João Carriço, CEO da Adicional Logístics.

A Rede Adicionears, que em outubro foi complementada com 40 novos pontos, tem hoje o “número ótimo de pontos” para assegurar a cobertura do país. Para João Carriço, uma rede com 300 pontos consegue gerir as entregas em todo território português, enquanto uma rede com 1000 a 1500 pontos consegue fazê-lo em Espanha.

Vantagens das redes de proximidade

Sendo uma solução “interessante”, que já vingou em países como o Benelux ou França, as redes de pontos de proximidade ainda têm um caminho a percorrer em Portugal e barreiras culturais a vencer. “Sentimos alguma dificuldade em induzir os nossos clientes para este modelo, porque eles já usufruem do serviço domiciliário porta-a-porta e com qualidade. Olham para esta opção como algo que implica mais esforço do cliente final”, afirma João Carriço. Na sua opinião, “a adesão a este tipo de solução implica um processo de mentalização dos gestores logísticos: é uma questão de tempo”.

Também por este motivo, existe maior adesão por parte de empresas que vendem a partir de outros países da Europa onde este tipo de solução está bem implementada e é culturalmente aceite.

A Rede Adicionears é utilizada sobretudo por clientes do setor têxtil, venda por catálogo, hard discount, setor alimentar, eletrónica e informática, entre outros. A rede é também usada para fazer a recolha de produtos devolvidos ou para reparação, ali entregues pelo cliente final, com um custo mais baixo que a recolha ao domicílio.

 

 

Leia na íntegra o artigo sobre a Adicional Logistics na edição nº102 da Logística & Transportes Hoje (janeiro/fevereiro 2013)

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