Alstom apresenta nova tecnologia

Alstom apresenta nova tecnologia

A Alstom apresentou o projeto SIEF, resultado de um programa de Investigação & Desenvolvimento que há 3 anos lidera em parceria com o Instituto de Soldadura e Qualidade (ISQ), com a empresa Manutenção Industrial Informatizada e Tecnologia (MIIT), e que contou com a colaboração das Universidades de Coimbra e do Porto e da EMEF (Empresa de Manutenção de Equipamentos Ferroviários). 

Este projeto de I&D, que tem como objetivo aumentar a fiabilidade dos equipamentos ferroviários e reduzir os custos de manutenção, representa um investimento global de 1,3 milhões de euros e contou com o apoio do Governo Português e de Instituições a nível Europeu. O primeiro protótipo foi instalado numa composição (UTE 2240), de fabrico Alstom e propriedade da CP- Comboios de Portugal.

Ângelo Ramalho, Presidente da Alstom Portugal, afirmou que “o SIEF é um projeto inédito totalmente concebido e desenvolvido em Portugal com o apoio dos nossos parceiros, com o apoio do governo Português e de Instituições a nível Europeu. A sua tecnologia pode ser aplicada não só na indústria de transporte ferroviário em qualquer parte do mundo, mas também poderá ser alargada à indústria transformadora de um modo geral. Este projeto de inovação apresenta um enorme potencial enquanto fator de competitividade e de desenvolvimento da indústria nacional”.

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever