A cidade de Aveiro está entre as seis finalistas da oitava edição dos Prémios Capital Europeia da Inovação (iCapital), na categoria Cidade Europeia Inovadora em Ascensão, que visa galardoar as cidades com menos de 250 mil habitantes. Aveiro encontra-se nomeada juntamente com a cidade neerlandesa de Haarlem e com a cidade de Mainz, na Alemanha.
O Conselho Europeu de Inovação destacou Aveiro como “(…) um cluster digital e um território de inovação”, graças à iniciativa Aveiro Tech City, tendo a cidade adotado o 5G bem como infraestruturas de Internet of Things (IoT). A entidade salientou ainda a Plataforma Urbana Digital que permite à cidade processar, analisar e cruzar dados assim como fornecer serviços analíticos e preditivos para aplicações de IoT, de modo a melhorar a resposta em vertentes tais como a energia ou a mobilidade.
O Aveiro Tech City Living Lab foi o laboratório tecnológico mencionado pelo Conselho Europeu de Inovação, que está aberto aos agentes da cidade que queiram desenvolver, testar e demonstrar conceitos, produtos ou serviços. Outra atividade da cidade de Aveiro realçada foi um 5G test-bed experimental.
O Conselho Europeu de Inovação revela esta quarta-feira, dia 7 de dezembro, os vencedores, no European Innovation Council Summit, em Bruxelas, na Bélgica. Um montante de meio milhão de euros será atribuído ao primeiro lugar na categoria Cidade Europeia Inovadora em Ascensão. Cascais foi uma das cidades finalistas desta categoria em 2021.
Nota: Foram esta quarta-feira conhecidos os resultados finais deste prémio e Aveiro ficou como terceira classificada na categoria em que concorria.
Subscreva a nossa newsletter e não perca os principais projetos em termos de mobilidade na cadeia de abastecimento.