O Centro de Controlo de Tráfego Marítimo do Porto de Aveiro foi inaugurado no passado dia 24 de Julho pela Secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino.
O novo centro, orçado em cerca de oito milhões de euros, terá como principais objectivos, melhorar as condições de segurança da navegação marítima, a salvaguarda da vida humana no mar, assim como a protecção do ambiente na aproximação exterior e nos canais interiores de navegação do porto de Aveiro, bem como melhorar a eficiência do tráfego marítimo e gerir em tempo real toda a informação relacionada com a movimentação dos navios e respectivas cargas transportadas.
Este centro de controlo possuirá três torres radar (duas com 30 metros e uma com 15 metros de altura), localizadas estrategicamente de forma a monitorizar os canais principais e secundários de navegação.
Via de Cintura Portuária
Foi lançado em simultâneo a terceira fase da Via de Cintura Portuária de Aveiro, obra com custo previsto de seis milhões de euros e um prazo de execução máximo de dez meses. Esta obra tem como objectivo, entre outros, melhorar a acessibilidade da zona portuária, permitir uma fácil circulação dos veículos pesados de transporte de matérias-primas e mercadorias, sem congestionar o restante tráfego, bem como contribuir para a dinamização socio-económica da zona portuária, e gerar atractivos para a fixação de novas potencialidades.