Comissão propõe novo pacote de medidas do Céu Único Europeu

Foi esta semana adoptado pela Comissão Europeia o segundo pacote legislativo relativo ao céu único europeu – o Céu Único Europeu II.

Foi esta semana adoptado pela Comissão Europeia o segundo pacote legislativo relativo ao céu único europeu – o Céu Único Europeu II.

 

As suas propostas têm diversos objectivos, como o melhorar da segurança, a redução dos custos e diminuição dos atrasos no transporte aéreo.

 

Como consequência, aponta a Comissão Europeia que a economia de combustível que daí resultará permitirá às companhias aéreas reduzir as suas emissões de CO2 em 16 milhões de toneladas e diminuir os seus custos anuais entre dois a três mil milhões de euros. Esta reforma será tão mais importante, uma vez que até 2020 se prevê que o tráfego aéreo seja o dobro do actual.

 

Segundo informações da comissão, beneficiarão destas medidas não só os passageiros das companhias aéreas, mas também as transportadoras de carga e a aviação militar e particular.

 

Para Antonio Tajani, vice-presidente da Comissão responsável pelos transportes, «este pacote legislativo trará benefícios incontestáveis para os passageiros, para a economia europeia e para o ambiente. O espaço aéreo europeu ainda se encontra fragmentado e, em consequência disso, os voos percorrem, em média, mais 49 km do que o necessário. A nossa proposta pretende contribuir para reduzir as filas de espera para as descolagens e as aterragens, tendo os passageiros mais hipóteses de chegar a horas. Ao mesmo tempo, a nova legislação contribuirá para tornar os voos mais seguros e mais ecológicos, criando simultaneamente mais capacidade».

 

Esta reforma tem por base 4 pilares: a actualização da legislação de 2004 actualmente em vigor; o “pilar tecnológico”; pilar “segurança” e um plano de acção para a capacidade aeroportuária.

 

<FONT fac

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever