Criada Associação dos Portos de Língua Portuguesa

Ano recorde para portos do Centro

A Associação dos Portos de Língua Portuguesa (APLP) foi constituída dia 13, numa cerimónia que decorreu no Porto de Lisboa. Sobre o propósito da sua constituição, fez saber o ministro das Obras Públicas, António Mendonça, que esta irá “contribuir para intensificar as relações comerciais entre estes países”.

Carlos Correia Fonseca, secretário de Estado dos Transportes, informou durante a cerimónia que o comércio marítimo entre Portugal e os restantes países da CPLP representa um valor superior a cinco milhões de toneladas e tem tendência para crescer, pelo que a APLP deve ser “um passo para enfrentar os efeitos da crise”.

Já António Mendonça realçou que esta iniciativa vai beneficiar não só os vários países, individualmente, mas dará também “maior expressão aos países no seu conjunto”, sendo que a associação “vai ter um impacto muto importante na intensificação das relações comerciais”.

Concluiu dizendo que a associação irá também contribuir “para o desenvolvimento da eficiência e eficácia dos portos através de partilha de experiências e tecnologias”.

O projeto para a criação dos estatutos da APLP foi aprovado na reunião intercalar de portos da CPLP, que decorreu em Maputo no passado mês de março, dando sequência a uma série de encontros das administrações portuárias, iniciada em 2008.

A associação engloba, além de Portugal, os PALOP (Angola, Moçambique, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe e Guiné-Bissau), Brasil e Timor-Leste.

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever