Os dados foram divulgados pelo INE esta segunda-feira (11 de fevereiro) e revelam ainda que a balança comercial terminou o ano de 2012 com 10 668 milhões de euros, 5 705 abaixo do desequilíbrio comercial do ano anterior.
Em novembro, já se tinha verificado uma descida de 0,1 pontos percentuais, depois de um crescimento de 5,6% em outubro. No total, no último trimestre do ano, o crescimento das exportações foi de 1%, um resultado bastante inferior ao registado no resto do ano.
As exportações para os outros países da União Europeia foram as que apresentaram uma evolução mais negativa. Em dezembro caíram 5,7%, depois de uma descida de 1,9% em novembro. Por sua vez, as exportações de bens para fora da União Europeia registaram um crescimento em dezembro, embora mais reduzido (de 2,7%) do que o registado no resto do ano.
No que se refere às entradas, o INE destaca ainda as diminuições no material de transporte (-14%) e nos bens de consumo (-7,6%) e o acréscimo nos combustíveis e lubrificantes (+5,2%).