A DHL lançou dois desafios na área da inovação a universidades, estudantes, empresas e pessoas com idade superior a 18 anos. A empresa pretende desafiar as organizações a apresentarem novas ideias nas áreas da logística sustentável e da robótica.
As candidaturas devem ser submetidas através do site www.dhlinnovationchallenge.com até ao próximo dia 28 de setembro e devem apresentar “conceitos originais e soluções práticas que abordem e resolvam os novos desafios ambientais e sociais.”
“O conceito dos projetos pode estar relacionado com o uso da logística para o desenvolvimento da economia circular ou com o uso de redes de transporte globais para abastecer o comércio justo e a produção. A ideia poderá envolver a criação de um novo produto, uma solução de serviço ou até um conceito de embalagem, desde que acrescente valor para a sociedade, para o meio ambiente e para os negócios”, refere a DHL em comunicado.
O ‘Desafio Robótica’, por sua vez, tem como objetivo desenvolver um protótipo de um carrinho de entrega de autocondução, que possa – autonomamente – acompanhar a equipa na fase final das entregas.
“Os nossos colegas têm um número cada vez maior de entregas para fazer. Uma vez que este é um trabalho feito manualmente nas ruas, gostaríamos que os conceitos apresentados facilitassem a vida dos nossos colaboradores”, explica Bill Meahl, Chief Commercial Officer da DHL.
Após a submissão dos projetos, a sua análise será feita com base na sua aplicabilidade, no seu potencial para resolver determinado problema e na sua viabilidade comercial. Depois de uma pré-seleção, um painel de especialistas em logística irá selecionar três finalistas de cada desafio, que, em seguida, terão a oportunidade de apresentar a sua ideia ou protótipo diante de 180 profissionais seniores no Dia da Inovação DHL, a 17 de novembro.