Economia moçambicana deve crescer 7,9% em 2013

Economia moçambicana deve crescer 7

O Produto Interno Bruto (PIB) de Moçambique deverá crescer de 7,2% em 2011 para 7,9% em 2013, segundo as previsões do relatório Perspetivas Económicas em África 2012, do Banco Africano para o Desenvolvimento, OCDE e ONU.

Este ano o PIB terá uma taxa de crescimento de 7,5%, refere o documento, que associa a situação ao início das exportações de carvão e aos “fortes desempenhos nos serviços financeiros e setores de transportes, comunicações e construção”, avança o jornal África 21.

Também a retoma do investimento direto estrangeiro, sobretudo no setor mineiro, o forte crescimento agrícola e os investimentos em infra – estruturas deverão “conduzir a um forte crescimento real em 2012 e 2013”, assinala o relatório.

Por outro lado, o Governo, “que atualmente não tem estratégia autónoma de emprego para os jovens”, irá enfrentar a situação das novas entradas no mercado de trabalho (300 mil por ano) “serem forçadas a desviarem-se para empregos marginais na economia informal, nas áreas rurais e urbanas, com poucas expectativas de encontrarem emprego”.

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever