A empresa vai começar por testar duas tecnologias distintas que vão permitir aferir as vantagens e desvantagens de cada um dos sistemas analisados, bem como definir o possível alargamento deste teste a outras áreas de Lisboa.
A primeira fase do projeto vai ser aplicada nos espaços de cargas e descargas na Avenida Guerra Junqueiro e deverá prolongar-se até março de 2012, após o que serão analisados os resultados obtidos.
Um dos sistemas testados recorre à utilização de uma nova função do parquímetro, que será ativado com um cartão específico que o operador de carga e descarga deve ter e que o utiliza para registar o início do estacionamento no lugar de cargas e descargas. Após encostar esse cartão ao parquímetro recebe um ticket especial que lhe dá meia hora de estacionamento gratuito e regulamentar. O outro sistema testado passa pela colocação de sensores que detetam o estacionamento do veículo e transmitem em tempo real informação à EMEL de que um veículo iniciou a ocupação do lugar. Se o veículo permanecer nesse lugar por mais de 30 minutos o sistema informa a EMEL que o veículo está estacionado por tempo excessivo.