O resultado central do estudo, que avalia a perceção das empresas quanto ao ambiente de negócios, coloca Portugal em 6º lugar entre 21 países, à frente de Espanha, de França e da Alemanha.
57% das empresas portuguesas auscultadas consideram que os negócios vão melhorar nos próximos seis meses e Portugal e Turquia foram considerados os dois países onde as empresas esperam maiores taxas de crescimento das vendas face a 2014.
Para além disso, o estudo revela que 38% das empresas portuguesas vão investir mais em 2015 e que 26% pretendem criar novos postos de trabalho nos próximos seis meses, com os inquiridos a revelarem também que não têm grandes dificuldades em encontrar mão-de-obra especializada.
Julie Teigland, Managing Partner da EY responsável pela área de Contas e Mercados da região EMEIA (Europa, Médio Oriente, Índia e África), refere que “o clima que se vive nas empresas europeias de média dimensão é extremamente positivo, e a maioria destas empresas demonstra confiança no futuro imediato e planos para manter ou aumentar o investimento. Este otimismo é muito importante para a Europa, tanto mais quando estas empresas são a espinha dorsal da economia, criam emprego, inovação e crescimento sustentável para estimular um período sustentado de recuperação económica e prosperidade.”