Segundo o documento, cerca 90% das empresas inquiridas destacam como essencial a colaboração entre os vários parceiros empresariais para as suas estratégias de sustentabilidade.
Em 2013, quase 40% dos inquiridos revelaram que as suas organizações estavam a aumentar o número de colaborações com clientes e fornecedores na área da sustentabilidade. Em 2014, 37% refere que as suas empresas estão ativamente em dez ou mais parcerias de sustentabilidade. E estes números não vão parar de crescer: 46% dos inquiridos esperam que a sua empresa esteja envolvida em mais de 10 parcerias no futuro próximo.
Carlos Barradas, Senior Partner & Managing Director da BCG Portugal, destaca ainda que 86% dos inquiridos considera que os conselhos de administração devem assumir um papel mais preponderante na estratégia de sustentabilidade. “Ao analisarmos estes dados, conseguimos compreender que há ações de futuro a ter em conta para solucionar este desafio, como por exemplo, integrar na administração das empresas especialistas em sustentabilidade ou criar um grupo de consultores externos que aconselhem as empresas nesta área. Através da nossa experiência ao longo dos últimos anos, a BCG procura orientar e aconselhar estas grandes empresas, alertando-as para as vantagens competitivas duma estratégia sustentada de sustentabilidade.”
O relatório teve como base entrevistas a mais de 3800 executivos, gestores e líderes em mais de 110 países. Saiba mais em http://sloanreview.mit.edu/projects/joining-forces/?utm_source=BCG&utm_medium=referral&utm_campaign=susrpt14