Estudo analisa impacto do abrandamento económico nos serviços em outsourcing

A Capgemini Consulting, em cooperação com o Georgia Institute of Technology e o operador logístico Panalpina, acaba de tornar públicas as conclusões do 15.° Annual Third-Party Logistics (3PL) Study, uma análise do mercado dos serviços de 3PL a nível global.

A Capgemini Consulting, em cooperação com o Georgia Institute of Technology e o operador logístico Panalpina, acaba de tornar públicas as conclusões do 15.° Annual Third-Party Logistics (3PL) Study, uma análise do mercado dos serviços de 3PL a nível global.

 

O estudo apresentado revela que os 3PLs continuam a fornecer serviços com valor operacional e estratégico altamente relevante para os distribuidores de todo o mundo. Contudo, as incertezas crescentes sobre a economia afectaram os investimentos à escala mundial, reflectindo-se numa alocação média de 11% das receitas das vendas das empresas à logística, e numa afectação média de 42% desse valor ao outsourcing de serviços de logística, o que representa um decréscimo de 10 a 15 pontos percentuais em relação aos anos anteriores.

 

Simultaneamente, 65% dos distribuidores reportaram um aumento na utilização de serviços logísticos em outsourcing, relativamente ao total dos serviços logísticos utilizados. Um dado que sugere ainda que, embora os serviços em outsourcing tenham registado uma taxa de crescimento, os investimentos globais em serviços de 3PL sofreram um decréscimo.

 

O estudo releva um progresso e desenvolvimento contínuo do relacionamento entre os distribuidores e os 3PLs, tendo 89% dos distribuidores inquiridos afirmado que o seu relacionamento com estes era, de uma forma geral, positivo, e 68% respondido que os 3PLs os ajudaram no desenvolvimento de novas formas e na criação de soluções inovadoras, que lhes permitiram melhorar as suas operações. Contudo, as conclusões do relatório demonstram que os distribuidores mantêm o hábito de colocar em outsourcing as suas actividades transaccionais, operacionais e repetitivas, e que recorrem com menos frequência e em menor número, ao outsourcing das áreas consideradas estratégicas, como o relacionamento com os clientes e a utilização intensiva de TI, apesar de ser grande o número de fornecedores de 3PLs que oferecem serviços mais avançados.

 

«Muitos operadores consideram a logística e a gestão da cadeia de abastecimento como componentes essenciais ao sucesso global do seu negócio. O aumento do outsourcing e os elevados níveis de satisfação que a actividade dos 3PLs alcançou neste período é responsável, em parte, pelo apoio de que os distribuidores beneficiaram nestes tempos de incerteza económica», afirma C. John Langley Jr., Professor de Supply Chain Management, no Georgia Institute of Technology, para quem, «apesar dos inúmeros desafios que enfrentam, os 3PLs têm aqui uma oportunidade de continuar a amadurecer e a crescer, oferecendo aos distribuidores um número cada vez mais alargado de serviços de valor acrescentado».

 

O Third-Party Logistics Study de 2010 tem por base cerca de 1.900 respostas recolhidas junto de distribuidores e operadores logísticos localizados em várias regiões do mundo, nomeadamente a América do Norte, a Europa, a Ásia-Pacífico e a América Latina, e apresenta uma análise detalhada sobre o sector Life Sciences e de Produtos de Grande de Consumo (FMCG).

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