A candidatura portuguesa receberá 1,5 milhões de euros que permitirão ajudar os trabalhadores despedidos a encontrarem um novo emprego. A comissão apresenta agora uma proposta ao Parlamento Europeu e ao Conselho de forma a mobilizar os recursos necessários.
O pacote de assistência que ajudará os 726 trabalhadores despedidos das empresas Krombet & Schubert Portugal Lda., da unidade produtiva da Lear, na Guarda, e da Leoni Wiring Systems Viana Lda., consiste na ajuda de procura de um novo emprego, certificação de competências, formação profissional, podendo também passar pelo apoio à criação do próprio emprego ou empresa.
Favorável à proposta, László Andor, Comissário europeu do Emprego, Assuntos Sociais e Inclusão, afirmou que “o impacto nos trabalhadores da indústria automóvel é particularmente grave, de modo que o Fundo Europeu de Ajustamento à Globalização intervirá para os ajudar a adaptarem-se às respetivas competências e a encontrarem novas oportunidades, bem como facilitar a sua transição para um novo emprego e um futuro melhor”.