demissão

Gaspar sai e Maria Luís Albuquerque é a nova ministra das Finanças

TAP e ANA privatizadas este ano

Maria Luís Albuquerque é a nova ministra das Finanças depois de Vítor Gaspar ter apresentado a sua demissão. A antiga secretária de Estado do Tesouro tomará posse hoje (2 de julho).

A nova ministra das Finanças tem sido muito contestada por causa da polémica dos swaps em empresas públicas. Albuquerque participou na passada segunda-feira no primeiro dos novos briefings do Governo com os jornalistas, onde afirmou que não recebeu informação sobre swaps na pasta de transição passada pelo anterior secretário Estado, Carlos Costa Pina, aquando da mudança de Governo, em junho de 2011.

Paulo Portas, ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, passa agora a ser o número dois do Governo.

Antes de aceitar o convite para secretária de Estado do Tesouro, Maria Luís Albuquerque esteve quatro anos na Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública (IGCP), onde chegou em 2007 após seis anos como diretora financeira da Refer.

O Ministério das Finanças deu a conhecer a carta de demissão de Gaspar, onde este critica a falta de coesão interna do Governo e assume ter chegado a hora de sair da pasta das Finanças, depois de terminada a sétima avaliação da troika, aprovado o Orçamento retificativo e confirmada a extensão dos prazos dos empréstimos europeus a Portugal.

O ministro das Finanças demissionário revela também que pediu em outubro para sair do Governo na sequência da contestação às alterações à taxa social única.

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever