A Gefco apresentou um volume de negócios relativo ao ano de 2008 que ascendeu
os 3,536 mil milhões de euros, mas que mesmo assim representou um decréscimo de 0,5% face a 2007.
Já no que diz respeito ao lucro operacional consolidado, o grupo obteve 127 milhões de euros, o equivalente a 3,6% do volume de negócios, contra os 4,4% de 2007.
Sublinha a empresa em comunicado, que os seus resultados foram positivos, apesar dos «dois grandes choques que sucederam em 2008: o aumento do preço do petróleo, logo do gasóleo, nos sete primeiros meses» e da «queda no sector automóvel, o mercado n° 1 da Gefco, baixando 30% na Europa (…) no quarto trimestre».
Crescimento internacional
O crescimento internacional da Gefco assentou em duas zonas estratégicas, a Europa Central e de Leste (32% de crescimento a que corresponde 344 milhões de euros) e no Mercosul (mais 28%, ou seja, 178 milhões de euros). O crescimento verificou-se nos sectores prioritários, como o automóvel, duas rodas, retalho, etc.
Também os mercados prioritários apresentaram crescimento em 2008. O volume de vendas de logística para o grupo PSA aumentou 1%, passando para os 2,171 mil milhões de euros, enquanto que o volume de vendas de logística fora do grupo aumentou 4,9%, para 1,271 mil milhões de euros. Estes valores excluem Overland na Alemanha, reestruturada no final de 2007.
Por último, o facto de a Gefco ter aumentado a sua capacidade de assegurar as soluções completas do início ao fim, no que respeita à gestão de cadeias de abastecimento internacional, reflectiu-se no crescimento próximo dos 5%, nas áreas de Oversesas e actividades logísticas.