Janeiro marcou a abertura de mais uma subsidiária do Grupo GEFCO. A localização escolhida foi Pequim, na China, sendo este investimento, o culminar da joint-venture iniciada em 2004 com o grupo de logística chinês DTW. Esta subsidiária que ficará com o nome de Logística Internacional GEFCO (China) Companhia Limitada, é a forma da empresa «afirmar a sua intenção de gerir o seu próprio desenvolvimento num mercado com forte potencial, ao adquirir a totalidade da subsidiária, depois da aquisição das acções da DTW», segundo comunicado.
Esta subsidiária concentrará as suas actividades nos fluxos internacionais de e para a China, passando a dedicar-se, acima de tudo à logística internacional overseas (frete marítimo e aéreo) e à logística automóvel.
No caso da logística automóvel, por exemplo, a GEFCO está «a apoiar a PSA Peugeot Citroën no seu desenvolvimento na China. Será estabelecida uma joint-venture entre a GEFCO e uma empresa de logística chinesa para fornecer serviços de logística para o Dong Feng Peugeot Citroën Automobile (DPCA) no armazém de Wuhan: recepção de peças, armazenagem, entregas directas à linha de produção».
A exportação de veículos novos produzidos na China e enviados para outras partes do mundo, em particular para a Rússia, é um dos negócios-chave que a Gefco espera vir a desenvolver.
O Grupo planeia ainda explorar a sua parceria com a empresa de logística Uniworld, assim como a vasta rede de embarque de carga aérea e marítima, com armazéns em Xangai, Tianjin, Qingdao, Wuhan e Guangzhou.
As «actividades de logística inbound, em particular a área automóvel de Global Sourcing», são áreas de desenvolvimento estratégico também, uma vez que o Grupo pretende «tornar-se um player fundamental na logística de fornecimento da China para a indústria europeia como um todo».