A plataforma Opteam faz parte do programa TOSCA, um programa composto por 4 partes, cuja instalação inicial estará completa no final de 2014: o CMS (Carrier Management System – Sistema de Gestão para Transportadoras) que se destina à gestão dos transportadores, o Opteam para o mapeamento e otimização de fluxos e para vários projetos de recolha de dados, o sistema CADIS para as atividades de grupagem e diversas ferramentas para a atividade LOT, bem como uma plataforma colaborativa cliente para o rastreamento e gestão de encomendas.
O objetivo da plataforma Opteam é o mapeamento e análise das viagens realizadas e a identificação dos pontos onde é possível implementar ações de otimização de rotas. A análise de fluxos de transporte Overland é realizada por zona geográfica, para um determinado cliente ou para um determinado transportador, tanto nos casos dos fluxos regulares, como nos ocasionais.
Arnaud Levillain, Responsável pela Otimização e Engenharia Overland da GEFCO refere que “a otimização das rotas constitui um importante desafio financeiro para a GEFCO e para os nossos transportadores. Graças à visibilidade da rede proporcionada pelo Opteam temos a capacidade de enfrentar este desafio”, acrescentando ainda que “uma vantagem adicional da plataforma é o facto de ser utilizável no caso de lançamento de concursos públicos, o que nos permite oferecer aos nossos clientes uma solução competitiva e otimizada em termos de prazos, taxas e planos de transporte.”