Os sistemas de gestão de frotas representam uma boa oportunidade de negócio em Portugal, assim como nos países mediterrânicos, onde se espera que a taxa de penetração triplique até 2019. As empresas procuram profissionalismo na sua gestão de frotas, de forma a aumentar a produtividade e reduzir os custos operacionais. O renting e os cartões de frota são outras ferramentas em fase de ascensão.
De acordo com o último relatório da empresa de estudos de mercado Berg Insight, os países mediterrânicos estão na cauda da Europa em termos de taxa de penetração de ferramentas de gestão de frotas. Enquanto no Reino Unido e na Irlanda, 33,7% dos veículos industriais e comerciais contam com alguma ferramenta deste tipo, nos países mediterrânicos (Espanha, Portugal, Itália, Malta e Grécia), esta percentagem não ultrapassa os 5,6%. Nas outras regiões da Europa analisadas no relatório a taxa de penetração nunca é inferior a 14,8%.
“Estes dados mostram que a tecnologia de gestão de frotas é ainda um setor pouco maduro em Portugal, assim como nos restantes países mediterrânicos, incluindo Espanha, mas a experiência de outros países pioneiros na Europa convida a pensar que as ferramentas de gestão de frotas terão um crescimento importante nos próximos anos”, diz Mónica Verea, Diretora de Marketing e Comunicação da Sateliun. O relatório estima que a taxa de penetração dos sistemas de gestão de frotas triplicará nos países mediterrânicos até 2019.
Em Portugal, as empresas estão cada vez mais interessadas numa gestão de frotas “profissional, sofisticada, intuitiva, que ajude a melhorar a redução de custos, garanta maior flexibilidade, integração e produtividade”, garante Manuel Gomes Mota, Diretor Geral da Frotcom Lusitana. Outro aspeto relevante é a contínua tendência para a gestão de custos. “A avaliação dos custos totais de utilização dos veículos é, e será, o ponto mais significativo de escolha da melhor solução”, acrescenta.
Nesta lógica de racionalização dos recursos disponíveis, o renting é a modalidade mais procurada, na medida em que “é a solução que requer um menor investimento por parte das empresas, garantindo simultaneamente o controlo técnico e a previsibilidade dos custos”, diz Joaquim Gonçalves, Diretor Comercial da Finlog. O renting cresceu 8,2% em 2015, com mais de 28 mil veículos novos contratados em Portugal, de acordo com dados da ALF – Associação Portuguesa de Leasing, Factoring e Renting. As perspetivas para 2016 são igualmente positivas e a Finlog estima que, apesar de alguns constrangimentos fiscais decorrentes do Orçamento de Estado para 2017, o setor continuará a crescer no próximo ano, tanto em termos do parque automóvel gerido, como de novos clientes angariados e fidelizados.
Também as soluções de cartões de frota estão em franco crescimento e a PRIO espera que continuem a aumentar junto das PME e grandes empresas, sejam elas de transporte de mercadorias ou de passageiros, segundo Francisco Mendes, Diretor da Rede de Postos Prio Energy.
Software de gestão para veículos
Frotcom renova plataforma
Este ano a Frotcom Lusitana vai fechar o ano a crescer e em 2017 prevê crescer na ordem dos 10% a 15%. Manuel Gomes Mota associa os bons resultados à otimização do sistema. “Este ano renovámos a plataforma, que está agora mais atualizada e acessível. E é assim que pretendemos continuar a crescer: com sustentabilidade e sempre focados no cliente”.
A Frotcom foi criada em Portugal, em 1997, e é uma empresa 100% portuguesa. Em 2008, começou a expandir as operações para outros países e hoje está representada em mais de 30 países por parceiros certificados, que asseguram que uma empresa cliente consegue gerir a sua frota a nível internacional com a mesma plataforma, esteja em Portugal, Angola ou na Colômbia. A Frotcom Lusitana representa de forma exclusiva a solução Frotcom em Portugal, sendo uma das empresas mais relevantes, com um peso de cerca de 10% do volume de negócios global. A empresa recebeu o Prémio PME Excelência nos dois últimos anos e tem a certificação ISO 9001/2015.
A solução Frotcom é uma solução de SaaS (Software-as-a-Service) em que o cliente paga uma licença de utilização mensal. Para além disso, existe uma componente de hardware que é instalado nas viaturas e pode ser vendido ou alugado consoante as necessidades do cliente.
No portfolio de clientes da Frotcom Lusitana destaca-se o setor de transportes de mercadorias e de passageiros, que pretende “soluções mais avançadas no âmbito da gestão de tarefas”.
Sateliun com escritório em Portugal
Portugal representa cerca de 5% da faturação da Sateliun, valor que duplicou no último ano, o que está relacionado com o esforço feito, este ano, de abertura de novos escritórios, um dos quais em Portugal. A empresa espera manter esta linha de crescimento em 2017 e nos anos seguintes. A curto prazo, o esforço comercial da empresa está centrado na Península Ibérica, com o objetivo de aumentar o volume de negócio em Espanha e Portugal, e não está prevista a expansão para outros países.
Os principais clientes da Sateliun pertencem ao transporte de mercadorias e aluguer de veículos profissionais (gruas, ambulâncias e maquinaria industrial). Estes dois setores representam cerca de 40% da faturação. Os serviços mais procurados são a gestão de veículos, o controlo de temperatura, a condução eficiente e as ferramentas de controlo de abertura das portas de carga e descarga.
A Sateliun tem duas modalidades de comercialização: venda e aluguer, que implica pagamentos mensais. “Nos últimos meses assistiu-se a uma alteração na tendência e cada vez mais se está a impor a modalidade de aluguer. De certa forma, os clientes percebem o serviço da mesma forma que um serviço telefónico”, diz Mónica Verea.
Outro desafio futuro passa por ampliar a rede de distribuidores. “O modelo de negócio baseia-se na procura de sócios comerciais para melhorar a distribuição e garantir um relacionamento mais próximo com os clientes. Também trabalhamos diretamente com os clientes finais e a intenção é continuar a fazê-lo no futuro, mas a rede de distribuidores deverá ter um peso cada vez maior”.
Tecmic triplica clientes
Este ano, a Tecmic triplicou o número de clientes em Portugal. “A nível da receita média por cliente temos realizado uma diminuição do preço dos equipamentos, mas conseguimos um aumento da receita por cliente, pela maior quantidade e qualidade dos componentes de gestão complementar associada procurados pelos clientes”, explica Rui Ferreira, Diretor comercial Europa e América Latina.
Com 25 anos de idade, esta multinacional de origem portuguesa planeia aumentar de forma significativa o volume de negócios nos próximos anos, graças ao lançamento de novas funcionalidades e equipamentos previstos, mas também devido a uma “oportunidade adicional” relacionada com a prestação de serviços a empresas clientes que não vão poder contar com a assistência por parte das empresas a quem compraram os sistemas. Como contextualiza o responsável da Tecmic, “estamos a verificar um processo de aquisições no nosso setor, por parte de empresas estrangeiras. Os novos players irão deixar de prestar manutenção dos sistemas instalados progressivamente e impor aos utilizadores a migração para a plataforma da empresa estrangeira menos adaptada ao nosso mercado”.
Hoje, a Tecmic tem os seus produtos em 17 países, sendo o mercado brasileiro o mais relevante em termos de faturação externa. O grupo tem escritórios em São Paulo e no Rio de Janeiro. A empresa tem vindo também a investir nalgumas economias de África e América do Sul, ao mesmo tempo que as parcerias com multinacionais como a Motorola ou a Vodafone lhe garantem uma presença comercial global.
No seu leque de clientes contam-se desde empresas de grande dimensão a pequenas frotas, de várias áreas de atividade, desde transporte de passageiros, gestão de espaços verdes e recolha de lixos, logística e distribuição, distribuição farmacêutica, forças de segurança e emergência, transporte de mercadorias, planeamento e otimização e teleassistência. Nalgumas destas áreas, a Tecmic foi responsável pela implementação de sistemas sofisticados, alguns considerados case studies a nível internacional.
Fleetmatics lança REVEAL
O Fleetmatics Group, que disponibiliza soluções de gestão de equipas móveis, comercializadas no modelo SaaS (Software-as-a-Service), lançou recentemente no mercado português a sua solução de gestão de frotas. A Fleetmatics adquiriu em setembro deste ano a portuguesa Inosat, empresa de SaaS, fornecedora de soluções de gestão de frotas em Portugal. Na sequência da aquisição, a solução Fleetmatics REVEAL™ foi incorporada no portfolio comercial, mantendo-se a oferta de produtos existente.
A solução Fleetmatics REVEAL permite a monitorização da frota em tempo quase real, é de simples utilização e está adaptada a empresas de várias dimensões. Baseada na cloud, fornece informações que as empresas de serviços podem utilizar para reduzir custos de combustível, controlar o pagamento de horas extraordinárias, otimizar rotas, aumentar a segurança, melhorar o atendimento ao cliente e minimizar o desgaste dos veículos. A solução inclui apps nativas para iPhone e Android, projetadas para permitir visibilidade total da ação no terreno, além de disponibilizar métricas relacionadas com os custos operacionais e a produtividade da empresa, remotamente. De acordo com Jorge Carrilho, Diretor Geral e cofundador da Inosat, “a solução Fleetmatics REVEAL™ pode ajudar as empresas portuguesas a serem mais assertivas com as suas equipas e ajudá-las a transformarem-se em verdadeiros motores de crescimento, proporcionando economias de custo e serviços diferenciadores de atendimento ao cliente”.
Goodyear na gestão de frotas
A empresa produtora de pneus lançou uma nova divisão de negócio de soluções para gestão de frotas, a Goodyear Proactive Solutions, que permite uma monitorização em tempo real de veículos industriais. Esta nova divisão de negócio criada para a Europa disponibiliza um conjunto de soluções para gestão de operações de frotas de veículos, com telemática avançada e tecnologia analítica preditiva.
Usando algoritmos de computação inteligente, um conjunto de dados provenientes do negócio de gestão de pneus comerciais e de serviços da Goodyear e informações exatas provenientes dos relatórios da marca, esta nova solução permite aos operadores de frotas identificar e resolver, de forma precisa, questões relacionadas com pneus e potenciais problemas de segurança, antes dos mesmos ocorrerem.
“O Goodyear Proactive Solutions melhora o nosso papel enquanto parceiro de frotas comerciais, ao combinar as mais recentes tecnologias digitais e serviços de dados com os nossos sistemas de apoio a frotas e rede de serviços TruckForce, que serve o maior conjunto de veículos comerciais na Europa (mais de 350 mil veículos registados), através de 2 mil parceiros de serviços no continente. As nossas soluções inovadoras são completamente compatíveis com todos os pneus comerciais para pesados, permitindo a cada proprietário de frotas a oportunidade de beneficiar destas novas soluções de gestão,” diz, em comunicado, André Weisz, Managing Director do Goodyear Proactive Solutions. O novo serviço está disponível em Portugal e mais 11 países: Alemanha, Áustria, Bélgica, Espanha, França, Holanda, Itália, Luxemburgo, Polónia, Reino Unido e Suíça.
Soluções de renting / aluguer operacional
Renting ganha terreno nas PME
O exercício de 2016 está-se a revelar-se “extremamente positivo” para a Finlog e a empresa superou já as metas traçadas. Em 2015 a empresa foi, entre as cinco maiores empresas de renting a operar em Portugal, a que mais cresceu em termos percentuais, tanto em número de novos contratos como do parque automóvel gerido, de acordo com Joaquim Gonçalves.
O Diretor Comercial da Finlog nomeia, entre os êxitos do ano, o lançamento de várias campanhas comerciais, os concursos públicos ganhos, desde entidades do Estado a frotas municipais, e os novos contratos, para além da renovação da imagem institucional. Para 2017, a Finlog prevê um crescimento mais moderado, mas ainda assim acima da média do mercado.
A modalidade mais procurada pelos clientes da Finlog é o renting, que está a ganhar terreno junto das PME, empresários em nome individual e profissionais liberais, com o lançamento de ofertas específicas para estes segmentos de mercado. Hoje, as grandes empresas, sobretudo as ligadas às áreas de serviços, ainda são o segmento com maior peso no volume de negócios da Finlog, mas em termos relativos as PME apresentam maiores taxas de crescimento. “Também elas estão a descobrir as vantagens do renting enquanto modalidade mais adequada à gestão das suas frotas”, justifica Joaquim Gonçalves. “O renting permite que as empresas se concentrem em absoluto na gestão do seu negócio, transferindo os riscos da gestão das suas frotas para uma entidade especializada e otimizando os seus custos”.
A Finlog, no âmbito do Grupo Salvador Caetano, está a desenvolver soluções de renting para África, onde já existem operações no Senegal e Angola.
Cartões de frota
Prio lança cartão PRIO Truck
O cartão PRIO está operacional em Portugal e vocacionado para empresas de vários setores de atividade e dimensão. A grande procura tem vindo dos profissionais de transportes de mercadorias. “As empresas ao aderirem a este serviço pretendem comodidade e segurança no pagamento, ao melhor preço e com a melhor qualidade. O controlo e gestão eficiente dos consumos é também um fator importante”, resume Francisco Mendes, Diretor da Rede de Postos Prio Energy. O cartão de frota da Prio está “em franco crescimento” e recentemente alargou para a vertente profissional o cartão PRIO Truck, dirigido a empresas que se dedicam ao transporte de mercadorias ou passageiros. Em paralelo com o lançamento do cartão foi selecionado um conjunto de postos PRIO que, além de estarem estrategicamente localizados, reúnem condições para poder receber este tipo de veículos. A empresa prevê continuar a crescer de forma sustentada em 2017 e aumentar “substancialmente” a quota de mercado.
A Prio lançou este ano o primeiro cartão de frota elétrico a nível nacional e disponibiliza aos utilizadores da sua rede de abastecimento diversos pontos de carregamento para veículos elétricos. De referir que em 2012 foi constituída a Prio.E, uma empresa dedicada à mobilidade elétrica, colocando à disposição de qualquer utilizador diversos pontos de carregamento para veículos elétricos nos postos de abastecimento PRIO em todo o país.
Artigo publicado na edição de novembro/dezembro de 2016 da revista LOGÍSTICA & TRANSPORTES HOJE