“O ano de 2011 constitui um marco na evolução do conceito da PIA, tornando-o numa realidade na Europa”, afirma Gerald Santucci, chefe da unidade de RFID na Sociedade da Informação da Comissão Europeia.
A ferramenta agora lançada visa ajudar empresas, sobretudo as pequenas e médias, a identificarem e prevenirem eventuais riscos relacionados com a privacidade de dados pessoais e que passos devem tomar caso surja um evento de violação de privacidade.
“Este é um passo importante, uma vez que a indústria continua a cimentar um diálogo construtivo com a Comissão Europeia e com autoridades dos estados-membros, com vista à promoção do uso de aplicações RFID”, afirma Miguel Lopera, presidente e CEO da GS1.
Pretende-se que seja uma ferramenta flexível para que possa ser usada por empresas de vários setores de atividade e dimensões.
Diversas empresas, desde retalhistas, fabricantes, operadores logísticos ou prestadores de serviços tecnológicos, já anunciaram que vão utilizar a ferramenta para novas aplicações de RFID, entre as quais se encontram: Carrefour, Metro Group, Walmart/ Asda, Procter & Gamble, Deutsche Post, DHL, Checkpoint.