Indicador do clima logístico português cresce há dois trimestres consecutivos

Indicador do clima logístico português cresce há dois trimestres consecutivos

O indicador do clima logístico em Portugal regista uma subida há dois trimestres consecutivos. O indicador, denominado I.LOG, é elaborado anualmente pela Associação Portuguesa de Logística (APLOG), e foi publicamente apresentado esta quarta-feira, dia 26 de junho.

A APLOG sublinha que estes resultados surgem porque um dos parâmetros do I.LOG, o “indicador de expetativas futuras” cresceu 40 pontos face ao trimestre anterior – em contraciclo com uma ligeira descida no indicador de situação atual.

Por sua vez, o indicador de clima para prestadores de serviços logísticos apresentou uma acentuada subida no 4º trimestre de 2012, comparado com período homólogo, “estando já as expetativas acima do nível normal, com uma quase estabilização do indicador de situação atual”, indica a APLOG.

Os dados do I.LOG indicam ainda que no 4º trimestre de 2012 existiu uma ligeira melhoria na situação de negócio, “sendo que a situação global de vendas e a utilização de capacidade são as áreas que apresentam valores mais negativos”.

Nas expetativas para os próximos 12 meses existe uma melhoria generalizada em todos as dimensões da análise efetuada pelo I.LOG, destacando-se a tendência de negócio e o aumento dos investimentos, ainda que a expetativa para a situação global de vendas continue negativa.

O I.Log foi criado há dois anos e é feito em parceria com a Accenture. Sendo calculado com base das respostas ao questionário proveniente de um painel de empresas associadas da APLOG.

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever