IV Congresso APLOP: Portos no centro da economia

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Começou hoje (6 de dezembro ) o VI Congresso da Associação Portos de Língua Oficial Portuguesa, que se realiza até amanhã (7 de dezembro) em Lisboa, na Gare Marítima de Alcântara . Na abertura, José Luís Cacho, presidente da associação lembrou a importância da “zona económica exclusiva que a APLOP representa e que atinge uma área que ronda os 7,2 milhões de km2, ficando assim perto da ZEE da Rússia, a quarta maior do mundo”. Da parte da manhã discutiu-se os o papel dos portos no centro da economia.

Nas economias globais, as trocas comerciais dependem cada vez mais dos portos. Para a Auto Europa, que produz anualmente mais de 130 mil veículos destinados ao mercado de exportação, o transporte marítimo, a par do ferroviário, tem importância crescente.

O mais recente projeto da empresa na área dos transportes é conseguir que as cargas oriundas da China com destino ao porto de Hamburgo passem a utilizar os portos nacionais. “Queremos colocar os portos portugueses no papel de hub para a Península Ibérica e, quem sabe, para a Europa. A primeira iniciativa é o projeto com a China, que estamos atualmente a discutir com o Grupo Volkswagen, na Alemanha”, explicou a diretora de logística da Auto Europa, Sandra Augusto, durante o Congresso da APLOP. Para que funcione, alertou, é muito importante garantir condições para o funcionamento da multimodalidade.

Outro importante projeto portuário, desta vez para potenciar a economia angolana, é a reabilitação e expansão do porto do Lobito, que deverá estar concluída em breve e incluiu a reabilitação das infraestruturas existentes, a construção de um terminal de contentores, um porto seco e um terminal de minério. Estes projetos vão permitir que 20 navios atraquem em simultâneo e revitalizar uma região que foi em tempos uma importante porta de saída de mercadorias do país. As boas condições naturais, a localização estratégica no centro de Angola, que abre um vasto hinterland e, sobretudo, a ligação à linha ferroviária de Benguela permitem a este porto ambicionar a ser “um interface de transportes marítimos e rodoferroviários para o centro e sul de Angola, assim como para os países vizinhos”, como afirmou Lisender Borges.

Criada há ano e meio, a APLOP tem como objetivo aumentar o fluxo comercial entre os oito portos que fazem parte da CPLP – Comunidade de Países de Língua Portuguesa. Após o arranque, o propósito é agora abrir a associação a novos stakeholders, para “criar condições para um networking efetivo entre as Comunidades Portuárias e Logísticas destes países”, como afirmou José Luís Cacho, presidente desta “associação pluricontinental”. O Congresso, ao reunir ao longo de dois dias representantes do universo portuário dos diferentes países é um passo em frente para o alcançar.

O programa do IV Congresso da APLOP conta ainda com painéis como: Grandes Projetos nos Portos do Espaço CPLP, Mercado do Turismo de Cruzeiros na rota África-Brasil Europa – Novas oportunidades para os Portos da CPLP e A Logística Alimentar nos Portos do Espaço CPLP.

NOTA: Não perca a reportagem completa deste congresso na edição Janeiro/Fevereiro da LOGÍSTICA & TRANSPORTES HOJE.

* com Filipe Gil

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