O Porto de Leixões deverá ser o próximo porto nacional a receber a Fatura Única Portuária (FUP). A notícia foi avançada pela ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, durante a apresentação do projeto piloto que pretende que todos os valores cobrados pelas cinco autoridades envolvidas no Despacho de Largada passem a ser faturados por uma única entidade.
O projeto do Governo pretende que a Fatura Única Portuária chegue a todos os portos nacionais a longo prazo, mas de acordo com Ana Paula Vitorino, o Porto de Leixões é o que está mais perto de reunir todos os requisitos necessários para a implementação do sistema.
Implementada como projeto piloto no Porto de Sines, a FUP tem como ferramenta de base para a sua emissão a Janela Única Portuária, um sistema de simplificação administrativa e maximização dos recursos tecnológicos iniciado em 2007, atualmente em funcionamento em todos os portos nacionais. De acordo com o Executivo, o sistema poderá já estar em todos os portos nacionais até ao final do ano.