O programa desta edição do Logitrans está diferente das edições anteriores, dividiram o evento por oito grandes temas. Quais os temas e porque o fizeram?
A divisão do programa por blocos de temas foi efetuada para otimizar o tempo dos visitantes e facilitar o acesso aos conteúdos que mais interessam a cada um. Concebemos um formato inovador e diferenciado de outras edições, misturando a apresentação de good practices, com fóruns de debate, apresentações técnicas, demonstrações práticas e atividades interativas, conjugando a teoria com a prática. Desta forma pretendemos que os profissionais se sintam mais próximos do evento e que cada um possa encontrar o conteúdo que melhor se adapte às suas necessidades e expectativas específicas.
Tendo em conta a situação atual do país e tendo em mente que a logística é um setor de atividade que assegura uma função essencial no que respeita a recuperação económica, considerando que o reforço das exportações é a base para essa recuperação, quisemos abrir o Salão com um debate em torno da otimização da logística internacional como chave para a reativação da economia, convidando alguns diretores de logística de empresas exportadoras. Paralelamente, juntámos os principais players a debater as vantagens e inconvenientes do transporte intermodal e a apresentar alguns exemplos de transporte combinado. Reforçando a aposta desta edição no setor dos transportes, convidámos transportadores e operadores a debater entre eles os temas mais preocupantes da sua atividade.
Organizámos uma mesa redonda exclusivamente para transportadores e um workshop dedicado aos transitários, para além de termos convidado alguns profissionais a partilhar as suas práticas.
Com o crescente aumento das compras online, a logística é obrigada a assumir um papel preponderante no que respeita à conciliação da satisfação do cliente com a gestão do tempo de entregas, o transporte, as embalagens e as devoluções. Assim sendo, achamos que este ano deveríamos dar destaque também a este tema e convidámos, para analisar o impacto real do e-commerce na organização da cadeia logística, empresas com experiência reconhecida no negócio online e que apostaram com força no e-commerce.
A logística inversa no grande consumo e a distribuição urbana, são outros dos temas em análise que contarão com a presença de vários oradores de empresas bem conhecidas do setor e que devido às suas áreas de negócio têm que gerir processos nestes domínios. Apostamos ainda, por um lado em manter a temática da logística farmacêutica e hospitalar, pelo interesse gerado na edição passada e, por outro, em dar espaço a um novo conceito, discutido e apresentado em diversos eventos internacionais mas ainda pouco explorado em Portugal, a intralogística, dando a possibilidade aos assistentes de encontrar diferentes soluções para integrar os processos internos com a cadeia de fornecimento.
E quais as grandes novidades da edição deste ano?
Para além da estrutura e temáticas das conferências e da entrega do Master Operação Logística, vamos apresentar os resultados do primeiro Barómetro da revista LOGÍSTICA & TRANSPORTES HOJE. Trata-se de um levantamento exaustivo dos fatores que influenciam a decisão de subcontratação do serviço logístico. O intuito desta consulta é o de responder a questões relativas à contratação e subcontratação de serviços logísticos, tais como identificar quais os aspetos que são tidos em conta na hora de subcontratar; quais as atividades logísticas mais contratadas; qual a importância da formação nos profissionais contratados, entre outras questões. Este estudo surgiu pela necessidade de mais e melhor informação sobre o setor da logística em Portugal e por reconhecermos que o Logitrans seria o palco ideal para fazer a apresentação pública dos resultados.
Este ano vão fazer a entrega do Master da Distribuição para área da logística. Qual a razão de terem escolhido este momento para a entrega do prémio? E porquê esta ligação à Distribuição?
A ligação à Distribuição existe pelo facto da IFE, entidade organizadora do evento, ser editora da revista Distribuição Hoje e como tal possuir uma relação muito próxima e especial com o setor. O Master Operação Logística é um prémio criado em 2010 no âmbito dos Masters da Distribuição, com o objetivo de premiar um operador logístico pelo melhor serviço que prestou aos seus clientes, em termos de qualidade da prestação do serviço, cumprimento dos horários estabelecidos, minimização das quebras nos produtos, flexibilidade nas reentregas de devoluções totais das encomendas e acesso a ferramentas de seguimento das mercadorias.
Nas duas primeiras edições foi atribuído na cerimónia de entrega dos Masters juntamente com os restantes prémios. Este ano, decidimos fazê-lo no âmbito do Logitrans para reforçar a importância que o mercado atribui a um galardão desta natureza e por considerarmos uma mais-valia para o vencedor ser publicamente reconhecido entre os seus pares.
Além disso, o setor da distribuição é fundamental para os operadores logísticos e desta forma conseguimos criar mais um momento onde se dará um destaque especial a esta relação vital. A entrega do prémio será efetuada no segundo dia do evento, numa cerimónia aberta a todos os visitantes do Logitrans.
O que pode esperar o profissional da Logística ao assistir aos trabalhos do Logitrans?
O profissional da logística pode esperar um momento anual de reflexão e troca de conhecimentos de alto nível, com a mesma qualidade de sempre, que só uma entidade profissional como a IFE, líder na organização de congressos e salões profissionais pode garantir. Os profissionais podem esperar encontrar-se com os seus pares num espaço nobre, com uma das melhores infraestruturas para realização de eventos na região de Lisboa, ideal para fazer networking e contactar com potenciais parceiros para o desenvolvimento dos seus negócios.
Podem ainda esperar dois dias de reciclagem de conhecimentos e troca de experiências com outros profissionais com quem podem obter ideias diferentes para adaptar à gestão e rentabilização do seu negócio. Em suma, pode esperar acrescentar valor à sua cadeia logística.
Quantos visitantes esperam para a edição deste ano?
Esperamos para este ano cerca de 1600 profissionais com poder de decisão nos dois dias do evento. Num evento com nove anos de existência, pioneiro em Portugal e consolidado como líder, o objetivo não passa por crescer ano após ano em número de visitantes, mas sim em trazer para o evento um público cada vez mais diferenciado e dos vários quadrantes da logística e do transporte.