Logitrans: agregar mais valor e melhorar a competitividade

Logitrans: agregar mais valor e melhorar a competitividade

Consolidar o Logitrans como evento de referência em Portugal, diferenciando-o ainda mais de outros eventos mais pequenos e menos abrangentes”, é um dos objetivos a que se propõe a organização do Logitrans, salão profissional da logística, transportes, equipamentos e armazém, que terá mais uma edição entre 10 e 11 de maio.

Com organização da IFE – International Faculty for Executives e colaboração da revista LOGÍSTICA & TRANSPORTES HOJEa quarta edição do Logitrans contará com 2200 m2 de área de exposição e 60 empresas expositoras, assim como com uma área de conferências, onde será possível assistir à apresentação de 11 temáticas, 12 casos práticos e 8 mesas redondas sobre os temas mais atuais do setor.

A participação no evento é gratuita para os profissionais da área. Para conhecer o programa e todas as informações relacionadas com o Logitrans, clique aqui.

Três perguntas a Raquel Rebelo, Gestora da Unidade de congressos e salões da IFE, sobre o Logitrans

Em tempo de crise e de cortes orçamentais, a logística ganhou uma nova vida e importância nas empresas. Em que medida este evento as poderá ajudar?

Sim, é um facto que a crise veio para ficar e que numa altura em que as vendas não aumentam, o controlo de custos é a única opção para viabilizar a saúde financeira das empresas. O aumento progressivo dos preços dos combustíveis, a necessidade de encontrar alternativas sustentáveis ao transporte de mercadorias e o esmagamento das margens, motivado pela exigência por parte dos clientes de baixar os custos da operação, são alguns dos principais desafios que têm de enfrentar.

Para contornar a atual crise as empresas devem necessariamente olhar para dentro, analisar processos, estabelecer verdadeiras parcerias de negócio com os seus fornecedores, eliminar as atividades desnecessárias e focar-se nas áreas core do negócio, recorrendo de uma forma mais exaustiva à subcontratação, ao mesmo tempo que têm de apostar na melhoria da qualificação dos recursos. A logística é sem dúvida um dos setores que pode contribuir em grande escala para agregar mais valor e melhorar a competitividade das empresas neste cenário.

Estes e outros temas serão o mote das conferências e atividades que preparamos para os visitantes do Logitrans. Nestas alturas mais do que nunca, a partilha de conhecimentos e experiências diferenciadoras são importantes para encontrar soluções diferentes e inovadoras.

Quais as novidades com que os visitantes podem contar?

Para este ano, reservámos o lançamento do website do evento (www.logitrans.ife.pt) para potenciar ao máximo a imagem das empresas associadas e proporcionar de uma forma mais eficaz e direta toda a informação indispensável aos visitantes do Salão. Adicionalmente, decidimos lançar o catálogo oficial do salão, proporcionando aos visitantes uma informação detalhada das empresas presentes, nomeadamente, no que diz respeito às áreas de atuação e marcas representadas de cada uma delas.

Ao nível das conferências, tal como nos anos anteriores, preparamos um programa exaustivo de dois dias ao mais alto nível, que conta com a participação de especialistas de renome e profissionais de relevo na atividade e abarca as principais temáticas e problemáticas que estão no centro das preocupações dos profissionais da logística e dos transportes, como a sustentabilidade, a gestão de recursos humanos, a especialização das operações de distribuição, a intermodalidade, abordando pela primeira vez algumas questões como os contratos de seguro marítimo, a simplificação processual na atividade portuária, a gestão de cargas contemporizadas, entre outras.

Em paralelo iremos desenvolver alguns workshops interativos sobre as boas práticas na subcontratação logística e o check-list de necessidades que um operador deve responder em logística farmacêutica, orientados por especialistas, num formato que potencia uma forte interação entre os assistentes.

Iremos ainda proporcionar aos assistentes míni ações de formação/sensibilização de condução defensiva e económica e utilização de tacógrafos, dando a possibilidade aos participantes de, por um lado, adquirirem competências para uma condução económica e sustentável de combustível e material e, por outro lado, de ficarem a conhecer os métodos usados e os procedimentos a aplicar para uma correta utilização de um tacógrafo, leitura e manuseamento dos respetivos discos, utilização dos cartões nos tacógrafos digitais e impressão de registos.

Na área de exposição iremos ter novamente em funcionamento um espaço interativo de apresentação in loco de algumas das soluções disponibilizadas pelos expositores, este ano sob o formato de um terminal de carga, simulando um circuito de cargas e descargas num armazém.

Quais as vossas expectativas em relação ao evento?

No seguimento do sucesso alcançado em 2010, a estratégia definida para este ano foi a de consolidar o Logitrans como evento de referência no setor da logística e dos transportes em Portugal, diferenciando-o ainda mais de outros eventos mais pequenos e menos abrangentes. Prevemos um aumento da área de exposição em cerca de 45%, contando para o efeito com a presença de um maior número de expositores e com áreas cada vez maiores. Para além dos expositores habituais que já perceberam quais as mais-valias reais em participar num evento como o Logitrans, este ano conseguimos atrair algumas das empresas mais representativas dos setores em exposição.

Abranger um maior número de visitantes dos setores da distribuição, dos transportes, da indústria farmacêutica e da área hospitalar é mais uma das estratégias para a próxima edição do salão.

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