Nos próximos dias 7 e 8 de Abril, os profissionais que se deslocarem ao Centro de Congressos do Estoril terão oportunidade de contactar com empresas da área da logística e transportes. Assim como todo o tipo de equipamentos e soluções para a gestão de armazéns. O Logitrans integra também uma mostra de diversas tecnologias para optimizar a operação logística e o transporte, serviços, assim como um conjunto relevante de infra-estruturas imobiliárias e logísticas.
São esperados decisores e gestores de diversas áreas relacionadas com os transportes e a logística. De referir que, na edição anterior, 96% dos expositores referiram a excelente qualidade dos visitantes.
Tal como aconteceu em 2009, a área de exposição vai estar integrada com a zona dedicada às conferências e mesas redondas, onde serão abordadas diversas temáticas actuais de interesse para os profissionais destas áreas.
«O balanço dos resultados da edição de 2009 do salão e a nossa análise dos diferentes eventos realizados em Portugal nos sectores da logística e dos transportes demonstram que o modelo do Logitrans é o mais ajustado à realidade nacional», sustenta
Novidades em 2010
Ainda que, no essencial, o formato desta edição do Logitrans se mantenha, a organização do evento, a cargo da IFE – Internacional Faculty for Executives, incluiu diversas inovações, sobretudo com o objectivo de «impulsionar ainda mais a interacção entre os visitantes e expositores, através da dinamização de novas actividades paralelas», de acordo com
É este o caso do Armazém Inteligente, desenvolvido em parceria com a Logistema, um espaço onde os expositores poderão demonstrar as potencialidades das soluções ou a versatilidade dos seus equipamentos, num ambiente que simula a realidade quotidiana dos visitantes: aqui poderão verificar as funcionalidades de sistemas de gestão de armazéns, de equipamentos de movimentação de cargas, etc.
Consciente de que a área da segurança é uma das preocupações permanentes, a organização vai dar resposta a esta necessidade através da realização de dois tipos de actividades: as demonstrações de condução em segurança de veículos comerciais e de equipamentos de movimentação de carga e workshops sobre higiene e segurança, com o desenvolvimento de acções práticas de sensibilização para a aplicação prática das normas. Para o efeito contamos com a colaboração da área de formação da Carrtistur Portugal, para a dinamização de acções práticas de sensibilização para as normas de segurança na condução de veículos e com o apoio da Abacus e da Cushman & Wakefield, teremos uma Bolsa do Imobiliário, onde é possível conhecer a oferta actual de espaços logísticos a nível nacional.
Conferências
O programa desta edição do Logitrans vai focar-se em grandes temáticas, tais como: Inovar e Desenvolver nos Transportes; Eficiência Energética para a Mudança na Gestão dos Transportes; Serviço de Logística e Competitividade das Empresas; Reinvenção da Actividade Logística no Pós-Crise; Performance e Valorização da Gestão de Frotas; Desafios e Evolução da Logística na Distribuição; Gestão de Armazéns: como ser competitivo e eficaz; Impacto das Infra-Estruturas Logísticas no Desempenho Empresarial. O objectivo é, de acordo
Para garantir uma forma de abordagem abrangente dos diversos temas, capaz de captar o interesse geral, optou-se por um duplo formato: mesas-redondas que permitem criar espaços de debate e troca de ideias, e intervenções mais extensas, com apresentações de experiências e casos práticos.
Irá ser possível assistir a temas como: a E_alfândega e a novas formas de actuação e procedimentos aduaneiros; analisar a melhor forma de gerir as relações contratuais entre operador logístico e as empresas; conhecer as especificidades no serviço logístico da distribuição farmacêutica; avaliar as vantagens da utilização do cross docking na distribuição dos produtos alimentares; saber como garantir a qualidade dos produtos perecíveis; e analisar como as plataformas logísticas podem fomentar a competitividade do serviço logístico.
Nesta edição do Logitrans, os visitantes podem contar com oito mesas-redondas focando temas actuais, como “Logística depois da crise: novas formas de actuação”, “Desenvolvimento de estratégias de eficiência energética para a gestão da frota” ou “Plataformas logísticas em Portugal – as novas estruturas”.
Outros temas sempre pertinentes são os “Novos desafios na gestão do serviço de transporte de mercadorias”, “Integração do outsoucing logístico na estratégia empresarial”, “A optimização da gestão de frotas: contributo das tecnologias no apoio à decisão”, “Distribuição Urbana: desafios na sua operacionalização” e “A utilização do picking nos sistemas de armazenagem”.