Maior problemática no Brasil é a logística dos transportes

Maior problemática no Brasil é a logística dos transportes

Apesar de terem havido melhorias significativas nas duas últimas décadas, segundo Rodrigo Vilaça, presidente executivo da ASLOG – Associação brasileira de logística, “para o Brasil é fundamental uma boa infraestrutura pelas capacidades que temos”.  

Especificando que com a quantidade de matérias-primas, que são riqueza no país, é muito importante ter uma boa rede de distribuição interna que permita fazer os produtos chegarem aos locais onde irão ser consumidos. Nas suas palavras “ somos o celeiro do mundo, plantamos e colhemos muito, mas como é que nos movimentamos no interior do país? Não temos ferrovias, aeroportos muito menos, e as estradas não são uma solução viável para quem quer ter preços competitivos, e quando se tem um país do tamanho do nosso”.

Outras das dificuldades apontadas por este orador foram a logística tributária que complica a operação do ponto de vista da competição ao menor custo; assim como as catástrofes naturais a que estão sujeitos e para as quais ainda não estão devidamente preparados para responder de um modo célere e eficaz.

A prática da intermodalidade, a logística verde, ou inversa, assim como a formação são então as grandes apostas atuais do Brasil para desenvolver a competitividade do seu setor logístico. Por último, Rodrigo Vilaça deixou uma critica ao Governo que ainda tem uma estrutura muito complexa que dificulta a tomada de decisões: “atualmente temos três agências reguladoras e sete ditos ministérios que tutelam a área da logística e dos transportes. Para fazer alguma coisa tem que se conversar com muitas partes que geralmente não se entendem”.

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