Neste número entrevistámos António Mousinho, que assumiu há um ano a presidência da Direcção Nacional da ANTRAM. O dossier analisa o “outsourcing logístico”. Temos também um especial dedicado ao pool de paletes, e traçamos o perfil a Fernando Melo, administrador-delegado da Groundforce. Isto e muito mais na Logística Hoje de Janeiro/Fevereiro.
Entrevista
António Mousinho assumiu há um ano a presidência da Direcção Nacional da ANTRAM, e tem enfrentado o que será, «provavelmente, o momento mais difícil para a associação e o pior enquadramento político-económico de sempre do pós-25 de Abril».
Especial: Pool de paletes
«Actualmente, o pool de paletes assume-se não como uma alternativa no mercado, mas sim como a solução, pelas mais diversas vantagens que proporciona a todos os intervenientes do circuito logístico». Os principais clientes desta solução são as empresas com rápida rotação de produtos, nomeadamente as do ramo alimentar. Em Portugal é um mercado em crescimento e os serviços oferecidos têm vindo a diversificar-se.
Actualidade
A polémica envolvendo a ampliação do Terminal de Contentores de Alcântara está longe de concluída. A 5 de Dezembro passado, a rejeição na Assembleia da República, pela maioria PS, do projecto para suspender a concessão do terminal, apresentado pelo PSD, BE e PCP, constituiu um passo a favor da ampliação deste terminal concessionado à Liscont. No entanto, os opositores admitem avançar com outras formas de inviabilizar o projecto.
Seminário
O transporte ferroviário foi um dos temas em análise durante o seminário organizado pela APSS – Administração Portuária do Porto de Setúbal. Lamentaram-se os constrangimentos que continuam a impedir que a ferrovia assuma um papel de relevo no escoamento de mercadorias, mas também se destacaram algumas apostas na ferrovia ibérica, como a viabilidade de criar um corredor ferroviário ligando Setúbal a Madrid.
Frotas
A ARP – Associação Rodoviária de Transportadores de Pesados de Passageiros apresentou uma queixa à Autoridade da Concorrência relativa ao apoio estatal anual para aquisição de autocarros para transportes regulares, vulgo “carreiras”. A associação considera que este apoio financeiro fomenta a concorrência desleal. A Secretaria de Estado dos Transportes desvaloriza o problema.
Plataformas
O compromisso está criado. Governo, Administração dos Portos do Douro e Leixões e REFER assumiram publicamente que até 2011 a Plataforma Logística de Leixões estará pronta para acolher as primeiras empresas.
Reportagem
No final de 2008, para assinalar um ano passado sobre a Cimeira União Europeia – África, realizou-se em Portugal uma iniciativa inovadora. Um Tribunal de Consciência onde quatro réus – Governo, Parlamento, Sociedade Civil e Media – foram acusados, e tiveram oportunidade de defender-se de acusações relacionadas com a falha dos compromissos então assumidos. A organização logística deste tribunal envolveu a participação de dezenas de especialistas e diversos parceiros, ao longo de vários meses. Um projecto com orçamento zero revelador do melhor que a sociedade civil organizada é capaz de fazer.
Obras públicas
«Grandes males, grandes projectos». Este título do jornal Financial Times, já com quase uma década, ilustra bem como o poder político tende, muitas vezes, a acreditar que nada melhor que apostar em grandes obras públicas para dinamizar a economia em épocas de crise. Uma tendência a que o actual Governo aderiu no Orçamento de Estado para 2009, não obstante as muitas críticas que se fazem ouvir.
Dossier: Outsourcing logístico
Um retrato do sector que não traz grandes surpresas: a procura de serviços logísticos aproxima-se da existente nos mercados mais consolidados, com ainda alguma relutância por parte das PME e a capacidade dos operadores é crescente.
Opinião
“O Terminal de Contentores de Alcântara” por João Carlos Quaresma Dias, Professor do ISEL e Investigador da Unidade de Investigação em Engenharia e Tecnologia Naval do IST; Membro Sénior e Especialista da Ordem dos Engenheiros, Presidente da Secção de Transportes da Sociedade de Geografia de Lisboa e Presidente do Conselho Português de Certificação Logística.
Empresas
Não é qualquer empresa que tem a honra de receber a visita do Presidente da República nas suas instalações. O português Grupo Luís Simões foi uma delas, no final do ano em que completou 60 anos de actividade, a propósito da inauguração de um novo centro de operações logísticas.
Portos
A gestão das relações Porto/Cidade foi o tema subjacente a uma sessão de dois dias que visou proporcionar a reflexão e o debate sobre as novas abordagens a esta problemática, organizada pela Logistel, sociedade anónima de que são accionistas o Grupo Barraqueiro, a TAAG – Linhas Aéreas de Angola, o ISG – Instituto Superior de Gestão e um grupo de personalidades das áreas da logística, transportes e comunicações
Ambiente
A par dos edifícios e da indústria, os transportes são os maiores consumidores de energia e responsáveis pela emissão de CO2. O estudo Smart 2020 Portugal, apresentado durante o congresso anual das comunicações, aponta soluções, com recurso às TIC – Tecnologias de Informação e Comunicação, que permitem reduzir em 15% a emissão de CO2. Só nos transportes é possível poupar 477 milhões de euros por ano.
Perfil
Superar-se a si próprio. É este o lema de vida de Fernando Melo, o homem que após liderar o destino da TNT Portugal, optou pelo «desafio de elevadíssimo risco» de reestruturar a Groundforce, empresa do Grupo TAP. Quer ser reconhecido pela gestão da mudança de uma empresa «difícil», num processo que reconhece ser «desgastante», mas que «um dia dará, com certeza, os seus frutos».
Ponto de vista
“O cliente tem sempre razão!” por Artur Justino dos Santos, licenciado em Gestão e Engenharia Industrial pelo ISCTE, e Customer Service Manager numa empresa de FMCG”s.