Dividido pelos painéis “Ideias e caminhos para o crescimento”, “Especialização e reajustamento dos espaços comerciais” e “Inovar para Fidelizar”, este evento organizado pela revista DISTRIBUIÇÃO HOJE e pela IFE – International Faculty for Executives, conta com oradores nacionais e internacionais.
O primeiro painel do dia, intitulado “Ideias e caminhos para o crescimento”, começa com uma keynote de Carlos Hernández, do Planet Retail, sobre a temática “Que novos modelos e formatos estão a surgir para potenciar o crescimento dos retalhistas?”. Haverá ainda lugar para uma “Conversa de Líderes” sobre “Como se têm adaptado e reajustado os retalhistas do setor Alimentar e Não Alimentar?”, que conta com a participação de José Maria Cervera, Diretor Geral para Portugal e Espanha da Makro, Cláudia Almeida e Silva, Diretora Geral para Portugal e Espanha da FNAC, Paulo Sousa Marques, Diretor Geral para Portugal da Toys’R’Us e Luís da Bernarda, Diretor Geral de Portugal da SPAR.
O primeiro painel contará ainda com a intervenção de João Pinto, um dos sócios da LlaoLlao que partilhará a sua experiência com esta marca de franchising e com a intervenção de Pedro Capaz e Beatriz Capaz, sócios gerentes da Ten To Ten que partilharão os seus insights acerca da marca de conveniência.
O painel “Especialização e Reajustamento dos espaços comerciais” será dividido por quatro intervenções e começa com uma live interview a António Sampaio de Mattos, Presidente da Associação Portuguesa de Centros Comerciais, sobre o tema “Centros Comerciais: Resiliência e Criatividade para garantir resultados”. A segunda intervenção tem como tema “Beyond Shopping” e tem como responsável Manuela Calhau, Head de Marketing e Inovação da Sonae Sierra para a Europa e novos mercados.
A terceira intervenção deste painel debruça-se sobre o formato Outlet e conta com a participação de Lurdes Martins, Country Manager da Neinver. O painel termina com a intervenção de Jaime Pera, Sales Director Spain & Portugal da Experian Footfall, que vai debater a “Avaliação de rendimento de centros comerciais”.
“Inovar para Fidelizar” é o tema do último painel do dia que contará com Natasha Toothill, Senior Vice Presidente e Head of Retailer Engagment da Visa Europe que irá apresentar uma keynote com o tema “Future of Payments for Retailers – Os meios de pagamento como aliados do retalhista?”. Alan Moss, Vice President Marketging Verifone WEMEA, irá também apresentar uma keynote com o tema “Enhancing consumer interaction at the point of sale”, sobre como interagir com o consumidor.
Dentro do mesmo painel irá realizar-se um painel de especialistas sobre a temática da inovação ao serviço da fidelização de clientes, que irá responder às seguintes questões: Os meios de pagamentos ajudam a fidelizar clientes? O contactless contribuiu para o crescimento das vendas? O consumo pode ser potenciado através dos cartões de fidelização? Como fazer com que a adesão dos clientes aos cartões seja maior? Que tipo de ações realizar para fidelizar? Que vantagens retirar do cruzamento de informações obtidas no cliente?
Este debate de especialistas irá contar com a presença de Nuno Oliveira, Diretor Geral do Freeport Alcochete, Alexandre Mendes, diretor de marketing do Grupo Cortefiel, Filipe Rios, diretor de marketing da Sport Zone, Manuela Borralho, diretora geral da Ingenico, Teresa Mesquita, diretora do departamento de gestão de produto da SIBS e Mónica Leite, coordenadora da área de projetos e inovação da direção de meios e pagamentos da Caixa Geral de Depósitos.
O evento termina com a keynote “Como as promoções estão a influenciar os consumidores”, que será ministrada por Sara Anjos, Diretora da Marktest Retail e por Filipa Varela, Coordenadora Técnica da Marktest.