É já no próximo dia 4 de julho que a Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, no Porto, recebe a primeira edição do MOB Lab Congress, uma organização conjunta da IFE by Abilways e da Câmara Municipal do Porto que se propõe a debater tendências como IoT, Inteligência Artificial, Big Data, Mobilidade, Segurança e a nova Economia Digital.
Cristina Pimentel, Vereadora dos Transportes, Fiscalização e Proteção Civil da Câmara Municipal do Porto, explica à LOGÍSTICA & TRANSPORTES HOJE que os sistemas de mobilidade do futuro devem focar-se na “possibilidade de escolha” e na resposta às “necessidades” dos utentes.
Que iniciativas têm planeadas no município do Porto no âmbito da Mobilidade?
O Município do Porto procura responder de forma rápida e integrada às exigências que a evolução económica e social da cidade nos tem colocado socorrendo-se dos mais variados instrumentos que estão ao seu alcance:
- Melhoria das acessibilidades para todos os cidadãos e das condições de segurança tanto a nível rodoviário como pedonal;
- Melhoria das condições de conforto e segurança no acesso à rede de transporte público;
- Passagem da gestão da STCP para os seis municípios de forma a garantir um planeamento de oferta de transportes públicos mais ajustado às necessidades;
- Gestão do estacionamento à superfície e em parques municipais estrategicamente localizados;
- Criação de Zonas de acesso automóvel condicionado;
- Gestão integrada da mobilidade e segurança, com a participação dos principais players em grandes eventos;
- Regulamentação dos circuitos turísticos regulares;
- Implementação de um novo sistema de gestão de tráfego;
- Construção do Terminal Intermodal de Campanhã;
- Rede de interfaces intermédios para garantir a perfeita articulação entre transporte pesado de passageiros proveniente de outros municípios e o transporte público urbano;
- Implementação de corredores de autocarros de alta qualidade – com prioridade ao transporte público, elevadas condições de conforto e oferta de serviço;
- Ligações mecanizadas para apoio a deslocações pedonais entre cota alta e cota baixa – criação de três ligações mecanizadas – Miragaia; Palácio de Cristal; e Virtudes;
- Gestão do estacionamento on/off street;
- Gestão do acesso em zonas da cidade de forma dinâmica e ajustada às necessidades reais.
Atualmente, o que procuram os utentes/munícipes como soluções de mobilidade?
Cada vez mais, os munícipes são mais exigentes e procuram soluções ajustadas às suas necessidades. Segurança, conforto, rapidez, flexibilidade de soluções de transporte e disponibilidade de informação são sempre pontos de grande relevância.
Onde gostavam de estar no futuro? Como vê a mobilidade no município do Porto no futuro?
O sistema de mobilidade do Porto, no futuro, deverá ser fluído e com grande ênfase na possibilidade de escolha e combinação de modos de transporte apropriados às necessidades. Não se pretende forçar a escolha dos cidadãos nas suas opções diárias de deslocação, mas sim permitir um sistema de base com várias opções de qualidade, que garanta sempre escolhas eficazes e sustentáveis.
Através uma oferta de transporte público adequada e fluída, com rebatimentos eficazes e em condições de conforto, com a disponibilização de meios complementares à deslocação e boas condições para o recurso a modos suaves sempre que possível, garantindo ainda condições adequadas de estacionamento onde necessário. Sendo certo que em todo este futuro é primordial e prioritário garantir as condições de segurança necessárias à circulação e coexistência de modos de transporte.