Consumimos cerca de 19kg per capita por ano, e países como a Alemanha têm um consumo de 41kg, sendo a média europeia de 31kg, e portanto ainda muito longe da nossa.
Produtos como os vegetais congelados ou as refeições prontas têm apresentado crescimentos e há cada vez mais projetos nacionais e internacionais de produtores que estão a diversificar a sua gama de produtos nas áreas de congelados e refrigerados que depois têm necessidade de transporte ou armazenamento. Para já as necessidades do mercado de frio ainda se dividem por 82% correspondentes a logística de transporte e 18% a armazenagem.
Como ameaças a este negócio o responsável identificou a subida da eletricidade, do gasóleo e dificuldades financeiras, como as taxas, o aumento dos prazos de recebimento e a escassez de recursos financeiros.
Como conselhos para todas as empresas que se queiram internacionalizar deixou a necessidade de fazer uma exaustiva análise dos diferentes mercados, conhecer a situação da logística do frio nesses mercados; identificar os potenciais de crescimento, porque esta área exige investimentos avultados com retornos a longo prazo; identificar players/concorrência, assim como a situação económica, social e política.