Meios de Pagamento

Pagamentos contactless em rota de crescimento

Viagens com cartão contactless em toda a rede Fertagus

Existem 165 milhões de cartões Contactless e 3,4 milhões de terminais habilitados para tecnologia NFC na Europa e a sua utilização cresceu de 36% em 2015 para 52% este ano. A conclusão é do mais recente estudo ‘Digital Payments’, da Visa, que assegura que não se trata de uma tendência reservada aos consumidores mais jovens, já que a aceitação do Contactless está a aumentar em todas as faixas etárias, sobretudo na faixa etária dos 55 aos 64 anos, que registou um crescimento de 64% desde o ano passado.

“Em toda a Europa, os utilizadores de cartões Contactless encontram-se mais dispostos a utilizar um dispositivo móvel como forma de pagamento numa loja (52% de utilizadores de cartões Contactless vs 32% de utilizadores não Contactless), a efetuar compras através de uma aplicação do retalhista (49% vs 31%) e para o pagamento de uma refeição (50% vs 30%)”, explica o estudo.

Para 46% dos inquiridos, dispor de uma opção de pagamento através de um dispositivo móvel ou de um wearable “torna mais fácil a compra dos bens de que necessitam.” Por outro lado, os dados mostram que “os consumidores europeus estão interessados em utilizar carteiras digitais para efetuar compras cara-a-cara (37%), através de aplicações (51%) assim como online (56%). Os consumidores concordaram que a maior conveniência (61%) e a capacidade de pagar a qualquer momento, em qualquer lugar (59%), constituem os principais benefícios.”

Outra das tendências agora reveladas pelo estudo da Visa é que os consumidores recorrem cada vez mais a uma combinação de canais online e físicos para fazer compras, sobretudo quando estão em causa bens mais caros. Assim, “sete em cada dez consumidores europeus são ‘showroomers’ que conhecem o produto na loja antes de comprar online, enquanto que 66% adotam o ‘webroom’, o que significa que procuram o melhor preço on-line, antes de comprar o bem na loja do retalhista”, indica.

Sérgio Botelho, Country Manager da Visa em Portugal, explica que “a crescente familiaridade dos consumidores europeus para com os cartões Contactless tem vindo a normalizar o uso de carteiras móveis e outros pagamentos digitais. Este Natal iremos testemunhar uma série de diferentes métodos utilizados para pagar os presentes sob a árvore, bebidas comemorativas com os amigos e até mesmo o peru de Natal. Os consumidores encontram-se agora munidos de uma variedade de novas formas de pagamento – como wearables e uma gama de opções de carteiras digitais nos seus dispositivos móveis. Essas opções permitem aos consumidores efetuar compras na loja através de diversos métodos rápidos, fáceis e seguros. Este Natal, o sucesso dos retalhistas dependerá da sua capacidade de disponibilizar aos consumidores acesso ao seu método de pagamento preferido.”

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever