Com esta medida procura-se promover o mercado de veículos não poluentes e energeticamente eficientes e ao mesmo tempo melhorar a contribuição do sector dos transportes para as políticas da UE nos domínios do ambiente, clima e energia.
Esta resolução legislativa foi aprovada em plenário por 641 votos a favor, 37 contra e 24 abstenções.
Estima-se que, na UE, o volume total anual dos contratos celebrados por autoridades públicas seja da ordem dos 110 mil automóveis de passageiros, 110 mil veículos comerciais ligeiros, 35 mil camiões e 17 mil autocarros.
«Uma vez que os contratos públicos constituem um segmento importante do mercado à escala europeia, se as autoridades públicas forem encorajadas a darem o exemplo, escolhendo como critério de aquisição o cálculo dos custos de um veículo ao longo do seu tempo de vida, é óbvio que o sector automóvel será incentivado a desenvolver e a investir em veículos ecológicos cujas emissões de CO2 e outros poluentes sejam mais baixas», adianta o relator, Dan JØRGENSEN (PSE, DK).
Os estados-membros terão 18 meses para transpor esta directiva para a legislação nacional.