Esta operação, que contará com o recurso a 46 pórticos de cobrança de portagem, permite o processamento de mais de 400 mil viagens por dia através da leitura de radiofrequências e o reconhecimento automático de matrículas. Toda a operação está ainda “integrada com as múltiplas organizações governamentais e privadas envolvidas no processo de pagamento das mesmas, sendo que o contrato previu a consolidação da operação com as concessões Norte e Grande Lisboa (270 km) e a sua integração no novo sistema de backoffice”.
Segundo Bernardo Macedo, partner da Accenture Portugal responsável pelo projeto, «este é um dos maiores e mais complexos sistemas de cobrança eletrónica de portagens do mundo, em modelo multilane free-flow, aplicado a todos os veículos”. Acrescentando que “o desafio envolvia um profundo conhecimento da indústria aliado à experiência de implementação e entrega de projetos de larga escala neste domínio. A solução aplicada é verdadeiramente inovadora e pode ser replicada noutros modelos de utilização de infraestruturas, dando assim resposta aos atuais desafios nas áreas da mobilidade e sustentabilidade” conclui.
Já para Fontes de Carvalho, Presidente da Direção da Ascendi, «a cobrança eletrónica de portagens obedece a um complexo programa multidisciplinar. Sabíamos que devido aos impactos sociais e alta visibilidade desta operação, não havia margem para erros».
A modernização do sistema de cobrança de portagens da Ascendi foi recentemente reconhecido como um dos dez melhores Projetos Tecnológicos em Portugal de acordo com o IDC CIO Awards 2011.