O cimento produzido na cimenteira da Cimpor, em Loulé, é a principal carga exportada a partir do Porto de Faro para a Argélia, no Norte de África e para Cabo Verde. O porto exporta ainda cargas de pedra, ferro e telha para o território britânico de Gibraltar.
A alfarroba algarvia, que segue para Inglaterra, o sal de Olhão e o sal-gema de Loulé, o atum provenientes das armações ao longo da costa algarvia e que vai para o Japão a 60 graus negativos em frigoríficos são outros dos produtos do Algarve que são exportados via marítima a partir de Faro.
“Vamos fechar acima das expectativas, perto das 400 mil toneladas de carga exportada”, revelou Graco Trindade, referindo que as cargas essencialmente de exportação “contribuem para o desígnio de Portugal de retomar a sua produção nacional e a sua industrialização especializada”.
Em 2012 registou-se naquele porto um total de carga exportada na ordem das 300 mil toneladas e este ano esse número vai ficar perto das 400 mil toneladas movimentadas e quase na totalidade para exportação, o que representa um aumento de cerca de 30% em relação ao ano passado.