Porto de Lisboa recebe maior porta-contentores do mundo

O Terminal de Contentores de Alcântara, no Porto de Lisboa, irá receber no próximo dia 4 de Outubro um dos maiores porta-contentores do mundo, o “Pucon“. 

O Terminal de Contentores de Alcântara, no Porto de Lisboa, irá receber no próximo dia 4 de Outubro um dos maiores porta-contentores do mundo, o “Pucon“.  Esta passagem pelo nosso país inaugura uma nova linha regular, a “ANE” (Asia North Europe Service), que passará a ligar Lisboa a Xangai.

 

Este porta-contentores de longo curso, e segundo informação do porto, o maior navio comercial de sempre a visitar a capital portuguesa, com uma capacidade para 6539 TEU, possui 304 metros de comprimento, 40 metros de largura, 74 mil toneladas de tonelagem bruta e 14 metros de calado.

 

Segundo comunicado do porto, «esta nova linha do armador CSAV Norasia, oferece um transit-time mais rápido que o actual serviço em cerca de 10 dias, muito graças aos oito navios alinhados no serviço, todos com capacidades a rondar os 6.000 TEU. Esta ligação vai também oferecer aos clientes um tempo líder de mercado para Lisboa e Leixões a partir da Ásia, com médias de 21 dias. Lisboa é o primeiro porto tocado na Europa, antes do Havre, no norte de França».

 

A linha que será semanal e faz escala no terminal de Contentores de Alcântara (concessionado pelo Liscont), passará pelos portos de: Shanghai / Ningbo / Xiamen / Yantian / Hong Kong / Port Klang / Lisboa / Havre / Hamburgo / Roterdão / Antuérpia / Port Klang / Da Chan Bay.  

 

Para o armador, o porto de Lisboa, por se situar na ponta mais Ocidental da Europa Continental, permite aos clientes chegarem aos maiores portos da Ásia, Norte de África e Europa do Norte. Sendo que para além disso, o porto da capital portuguesa dispõe de serviços feeder semanais e ligações ferroviárias aos grandes centros de consumo espanhóis, bem como às várias regiões de Portugal e Marrocos, entre 2 a 7 dias.

 

A APL tem preparada uma cerimónia de acolhimento do navio, onde está prevista a entrega simbólica ao comandante uma placa comemorativa da primeira escala no Porto de Lisboa.

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever