Porto de Nacala quer ser referência na região

Economia moçambicana deve crescer 7

A Agência Japonesa de Cooperação Internacional concedeu ao Governo moçambicano um empréstimo de cerca de 84 milhões de dólares norte-americanos para financiar o Projeto de Desenvolvimento do Porto de Nacala.

O valor do empréstimo será aplicado na construção de uma nova estrada de acesso de um quilómetro, num terminal ferroviário de contentores no recinto portuário e na aquisição de equipamento de manuseamento portuário.

O projeto tem como finalidade aumentar a produtividade no manuseamento de carga, que passará das atuais 1 639 000 toneladas por ano, para 4735 000 toneladas anuais em 2017, tornando o Porto de Nacala, por conseguinte, numa referência ao nível da África Austral.

O ministro Manuel Chang, afirmou que ao valor ontem concedido adiciona-se um outro donativo no montante de 31,5 milhões de dólares, igualmente concedidos pelo Japão, destinados a modernizar o terminal de combustíveis líquidos, aquisição do equipamento de manuseamento portuário e formação profissional.

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever