Porto de Sines recebe prémio projeto SIIG do ano

Porto de Sines recebe prémio projeto SIIG do ano

O porto de Sines foi distinguido com o prémio de projeto SIIG (Sistema de Identificação e Informação Geográfica) do ano durante o 10.º Encontro de Utilizadores ESRI Portugal. 

O galardão distinguiu as vantagens e os aspetos inovadores que o projeto SIIG, desenvolvido pela APS, aportou à gestão do porto de Sines através de um sistema transversal com informação geográfica e alfanumérica de suporte aos serviços de engenharia, planeamento operacional, segurança, ambiente e de gestão das áreas dominiais, sublinha aquele porto em comunicado.

O SIIG integra-se com os outros sistemas do porto, permitindo ter numa base georreferenciada uma visão integrada de toda a realidade estática e dinâmica do porto, tornando a gestão de espaços e de meios mais eficiente.

Um dos módulos do projeto com maior destaque foi o de planeamento operacional, que disponibiliza a informação de gestão operacional de navios e mercadorias sobre cartografia oficial. Os utilizadores deste módulo podem, com base na informação operacional e de segurança, realizar cenários de operações e simular geograficamente o estado e a ocupação do porto no horizonte temporal desejado, otimizando, desta forma, a ocupação dos cais, a utilização dos recursos e a fluidez dos navios.

O investimento do SIIG foi de 300 mil euros, com uma duração de 11 meses, tendo sido cofinanciado no âmbito do Programa Operacional Valorização do Território do QREN.

Não perca informação: Subscreva as nossas Newsletters

Subscrever